quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Carnaval


Citadinos de Bissau apontam crise política como principal motivo para  não realização do desfile nacional

Bissau, 23 Fev 17 (ANG) – Alguns citadinos de Bissau consideraram esta quinta-feira que a não realização do desfile de grupos carnavalescos se deve, principalmente, a crise política vigente no país .

O Director-geral da Cultura , Cornélio Correia anunciou segunda-feira que este ano nao vai haver o habitual desfile de grupos que disputam os difefrentes prémios de carnaval, devido a falta de fundos.

Ouvido pela Agência de Notícias de Guiné (ANG), o estudante universitário Danilson Massa disse que a crise política vigente no país motivou com que as empresas de telecomunicações que outrora patrocinavam o evento, se abdicarem de fazê-lo este ano.

“Quando um país é estável tudo corre bem. Por isso, os governantes devem pôr termo as constantes crises e promover o bem-estar, sobretudo a cultura guineense”, aconselhou Danilsom Massa.

Por sua vez, a funcionária pública Eunícia Bacurím disse que a cultura guineense é que estará em causa com a não realização do desfile nacional, sublinhando que  é necessário que o país saia da situação de crise política.

Eunícia Bacurím acrescentou que o conflito e jogos de interesse jamais contribuirão para o desenvolvimento do país, a promoção da paz e estabilidade e o progresso.

O professor Nuno Djata disse que não se pode culpar as empresas patrocinadoras por não terem dado as suas contribuições no presente ano ao desfile nacional carnavalesca, uma vez que quando a situação política não favorece cada um faz o que lhe convém.

A vendedeira de frutas, Maria Biaguê considerou desagradável  a  não realização do desfile nacional por falta de meios, tendo acrescentado que a Guiné-Bissau precisa de paz para que tudo volta a normalidade.

“A culpa disso tudo reside na classe política que temos. Acho que já chegou o momento de pensar a nossa terra e não simplesmente pensar nos interesses pessoais porque o benefício comum é o melhor caminho para a progressão de um país”, disse Maria Biaguê.

O Director-geral da Cultura declarou segunda-feira  que o carnaval deste ano não vai ter o desfile nacional, alegando a insuficiência de meios financeiros para o efeito.


O Director-geral da Cultura informou ainda que a instituição que dirige precisa de 217 milhões francos CFA, para realizações de todas as actividades carnavalescos, desde os desfiles regionais e nacional entre outras, mas que só dispõe de  30 milhões de francos CFA, doados pelo Governo. 

ANG/AALS/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário