terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Sociedade


Refugiados gambianos se queixam de falta de apoio do governo para regressar à casa  

Bissau, 7 Fev 17 ( ANG) – Os refugiados gambianos instalados na Guiné-Bissau queixaram-se esta segunda-feira de falta de apoio do governo guineense para o regresso  ao  país de origem.
 
Segundo a  Rádio Capital FM, esta preocupação foi manifestada  pela Fanta Biai, que falou em nome dos refugiados  gambianos alojados na Guiné-Bissau.

Disse que o grupo de refugiados acolhidos em Bissau têm-se deparado com a  a falta de comida, água para tomar banho ,  de quartos para dormir, por isso pedem apoio das autoridades nacionais para voltarem à Gâmbia. 

Biai acrescentou que os seus conterrâneos estão quase três semanas instalados no território da Guiné-Bissau, mas que se confrontam com  enormes dificuldades, por isso, pedem a intervenção urgente do governo em termos de transportes para poderem regressar à Banjul, e possibilitar aos seus filhos de retomaram as aulas.    

Em reação à esta situação, O Secretário Executivo  da Comissão Nacional  dos Refugiados e Deslocados interno, Tibna Sambé Nauana acusou o Gabinete da Comissão da ONU para os Refugiados (HCR) de não ter assumido as suas responsabilidades perante o sofrimento dos refugiados gambianos, dando-lhes apoio financeiro para organizarem o regresso à Gâmbia.

Sambe Nauana assegurou entretanto que o governo guineense providencia meios para possibilitar o regresso dos refugiados à Gambia, o mais depressa possível.

Vários centenas de gambianos ´procurram refúgio em diferentes regiões do território guineense, devido as convulsões pós-eleitorais que ameaçavam este pais enclavado na República do Senegal,devido a recusa de Yayha Jammeh de aceitar os resultados eleitorais das presidenciais de 01 de Dezembro que deram vitória ao rival, Adama Buarow.
Retomada a tranquilidade com a partida  do ex-presidente Jammeh para o exílio na Guiné-Equatorial, os gambianos  procuram agora o regresso à casa.
ANG/ PFC/SG   

Sem comentários:

Enviar um comentário