quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Mídia


Projecto “Imprensa Portuguesa em Bissau” distribui exemplares de jornais e revistas  aos profissionais guineenses

Bissau,08 Fev 17(ANG) – As redacções de diferentes órgãos de comunicação social públicos e privados da Guiné-Bissau vão passar a beneficiar gratuitamente de exemplares de jornais e revistas impressos em Portugal.
 
Segundo uma nota dos promotores da iniciativa enviada à ANG, o Projecto “Imprensa Portuguesa em Bissau” visa difundir a língua protuguesa, permitir o contacto físico com jornais e revistas portugueses e de outros países e  poder dar novas referências sobre como se pratica jornalismo e como se estruturam produtos de comunicação social em Portugal.

“Assim, juntaram-se boas vontades de diversos parceiros em Portugal e na Guiné-Bissau e gratuitamente todos deram um pouco para conseguimos centenas de exemplares impressos em Portugal e que passam agora a ser distribuídos gratuitamente em escolas, associações, redações de meios de comunicação social e noutros locais de Bissau”, refere a nota.

O projecto *Imprensa Portuguesa em Bissau* tem como parceiros a Direcção Geral da Cultura da Guiné-Bissau, Embaixada de Portugual no país, Cooperação Portuguesa, Agência de Notícias de Portugal(Lusa), Rádio e Televisão de Portugal, Global Média Group e Portline Containers Internacional.

Solicitado a comentar a iniciativa, o Director-geral da ANG, Salvador Gomes realçou a importância do contacto frequente com jornais e revistas portuguesas sustentando que a iniciativa vai criar condições para uma auto formação de jornalistas e não só.

*Interessa referir que lendo, o jornalista não só aperfeiçoa a linguagem como também aprende a forma de atacar certos assuntos, preocupar-se com a contextualização e as fontes que podem enriquecer e equilibrar o seu texto, entre outros ganhos*, disse.

Gomes acrescentou que se denota a falta de hábito à leitura entre os mais novos da profissão, e que muitas justificações para essa falta são ligadas as dificuldades financeiras.
*Agora que é possível o acesso grátis à jornais portugueses, é só ler e estudar formas de trabalhos com aplicações possíveis no país*, rematou.
ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário