segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Diáspora saudável


    Primeiro-ministro defende devolução de direitos aos cidadãos guineenses

Bissau,20 Fev 17(ANG) - O Primeiro-ministro, Úmaro Sissoco Embaló, anunciou  sexta-feira, 17 de fevereiro 2017, que um dos desafios do seu governo é devolver à todos os cidadãos guineenses, onde quer que estejam, os seus direitos.
 
O anuncio do Chefe do Executivo guineense foi feito numa reunião do “Fórum Consultivo para uma Diáspora Saudável”, na qual garante adotar a cada cidadão de uma capacidade própria de construir a sua felicidade quer interna ou externamente.

O chefe de Governo encara o novo plano como uma “estratégia genial” para atender com eficiência os peculiares problemas da diáspora guineense.

Neste sentido, não esconde o seu sentimento de consciência clara do estado miserável que os guineenses passam nos países de acolhimento, por erros dos anteriores Governos, que acusam de não priorizar, na sua governação, a Diáspora.

“Somos um Governo para os guineenses no país e na diáspora. É nesta perspectiva que, através da Secretaria de Estado das Comunidades, concebemos um plano estratégico denominado ‘diáspora saudável”, sublinha.

O primeiro ministro volta, no entanto, a manifestar a sua determinação em assumir os desafios que permitam “salvar a Guiné-Bissau, tirá-la da vergonha e devolve-la a dignidade que conquistou com suor e sangue do povo guineense”.

Dino Seide, Secretário de Estado das Comunidades, reconhece a diáspora como uma força no contexto de desenvolvimento da economia. Todavia, no caso da Guiné-Bissau, diz que a diáspora está a ter resultados inversos devido à falta de atenção das autoridades do país. ANG/O Democrata

Sem comentários:

Enviar um comentário