segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Política

       Presidente da ANP considera «incendiário» discurso do Presidente

Bissau,13 Fev 17(ANG) - O presidente da Assembleia Nacional Popular(Parlamento da Guiné-Bissau) Cipriano Cassamá, classificou no domingo de incendiário o último discurso do Presidente do país, José Mário Vaz, feito no hemiciclo para o encerramento de um simpósio sobre a reconciliação entre os guineenses.

No seu discurso, no sábado, e perante deputados, convidados nacionais e internacionais, o Presidente guineense acusou a direção do Parlamento de estar a bloquear o país com a sua recusa em agendar o debate do programa do Governo.

Segundo José Mário Vaz, tirando o «bloqueio deliberado» do Parlamento, a Guiné-Bissau vive numa situação de calma e tranquilidade total.

Em resposta e através de um comunicado a que a agência Lusa teve  acesso, o presidente do Parlamento guineense afirma que «mais uma vez» o povo e a comunidade internacional «acabaram por assistir a um discurso incendiário» do Presidente da República.

O presidente do Parlamento diz que não aceita a argumentação do chefe do Estado quando este afirma que Cipriano Cassamá se tem recusado a convocar a plenária do hemiciclo para a discussão do programa do Governo, lembrando que tal decorre da própria lei.

Cassamá lembra a José Mário Vaz que o atual Governo, liderado por Umaro Sissoco Embaló, não obedeceu aos acordos firmados entre a classe política pelo que não poderá ter qualquer apoio do Parlamento.

O líder do Parlamento entende ainda que quando o chefe do Estado evoca a existência de uma crise alimentada pelo hemiciclo está a ter uma «atitude igual à de Pôncio Pilatos e ao mesmo tempo a tentar tapar o sol com uma peneira».

Cipriano Cassamá diz ainda que ao falar da forma como falou no encerramento de um encontro sobre a reconciliação nacional, sendo o próprio presidente honorário da comissão, José Mário Vaz acabou por fazer um «discurso incendiário, inapropriado e inoportuno».
ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário