quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Simpósio Internacional


Ramos Horta vai orar o tema “Desafios para Reconciliação Nacional na Guiné-Bissau”

Bissau,09 Fev 17 (ANG) – O ex-representante especial do secretário geral da ONU na Guiné-Bissau, José Ramos Horta será o orador do tema “Os Desafios para Reconciliação Nacional na Guiné-Bissau” no segundo dia do Simpósio Internacional que decorre em Bissau sob o lema “Nô Enfrenta Passado Nô kumpu Guiné-Bissau de Amanhã”.
 
Em declarações quarta-feira à RDP África, no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, José Ramos Horta disse que está no país não para dar lições, mas sim para partilhar a experiência timorense na reconciliação nacional.

José Ramos Horta elogiou os esforços que os guineenses estão a fazer para desbloquear o país da situação em que se encontra.

Entretanto, o ex-Presidente da Comissão para Reconciliação Nacional Manuel Serifo Namadjo enalteceu a importância do diálogo e da observância das leis como condições necessárias para o normal funcionamento da Assembleia Nacional Popular.

“O facto de não poder exercer a sua competência soberana, está a ser confiscada por grupo de interesses e que este grupo ainda penhora o poder do povo, porque o hemiciclo não está em funcionamento”, lamentou, apelando um diálogo para encontrar uma solução para que o parlamento volte a funcionar em pleno.

De salientar que a “justiça como pilar de desenvolvimento do Sistema Democrático e a Dimensão Histórica da Transformações Socioeconómicas e Políticas na Guiné-Bissau” são  outros temas em debate durante o dia de hoje no simpósio sobre a paz e desenvolvimento.
O simpósio é organizado no quadro dos preparativos da Conferência de Reconciliação Nacional.
ANG/LPG/ÂC/SG        

Sem comentários:

Enviar um comentário