segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Função Pública


     Governo obriga empresas privadas a empregarem jovens guineenses

 Bissau, 13 Fev 17(ANG) - O governo guineense pretende impulsionar o emprego jovem através de leis que permitirão as micro ou macro empresas privadas que operam no país a empregarem, no mínimo, um jovem guineense com a escolaridade mínima de 9º ano .

A medida, saída do último Conselho de Ministros, justifica-se com a necessidade de enquadrar e aprofundar a reforma fiscal em curso com vista a tornar a emissão de facturas uma prática de uso corrente que visa melhorar a organização das empresas e para a capacitá-las com vista a intervir nos mercados financeiros e de bens e serviços sub-regional.

Numa conferência de imprensa realizada,  sexta-feira, em Bissau, o ministro do Comércio, Victor Mandinga, afirmou que, com a medida o governo pretende que a partir de Março o Estado possa ter sob controlo a sua economia e diminuir o desemprego dos jovens.

“As empresas nacionais ou estrangeiras devem empregar jovens guineenses. Não podemos continuar a ter uma economia com posto de trabalho em que os jovens guineenses não são empregados”, advertiu o governante que promete que os jovens guineenses também irão trabalhar em lugares de destaques.

O titular da pasta do Comércio afirmou ainda que, com estes incentivos, as empresas que cumprirem com as exigências do governo terão uma dispensa temporária do pagamento de contribuições para o regime geral de segurança social, na parte relativa a entidade empregadora e na isenção de alguns fiscos  conforme o seu tamanho.

“Os guineenses devem começar a exigir a factura no momento da compra porque dentro em breve o governo irá criar mecanismos para sortear as facturas legais”, explica o governante.

O  governo irá criar bolsa de emprego que irá facilitar no controlo e na colocação dos jovens nos mercados de trabalho a nível nacional.

As medidas deverão serão executadas na próxima campanha de comercialização de castanha de Caju, cuja abertura, segundo Mandinga, será em  Abril.  

ANG/Sol Mansi

Sem comentários:

Enviar um comentário