quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Carnaval 2017


   “Não vai haver concurso de grupos este ano“, diz Diretor-geral da  Cultura

Bissau, 22 Fev 17 (ANG) – O Diretor-geral da Cultura anunciou segunda-feira  que o carnaval deste ano não vai ter o habitual desfile nacional, devido a insuficiência de meios financeiros para o efeito.

Citado pelo Rádio Bombolom-FM, João Cornélio Gomes Correia  informou ainda que a instituição que dirige precisa de 217 milhões de francos CFA, para realizações de todas as actividades carnavalescas, desde os desfiles regionais e nacional entre outras, mas que  recebeu do governo apenas 30 milhões de francos CFA.

“Os 30 milhões de francos CFA que o executivo nos deu não são suficientes para a realização de todas as actividades programadas e nem tão pouco para o concurso nacional, em que a Direcção Geral da Cultura enquanto entidade organizadora é responsável para a garantia de transporte e alojamento dos 9  grupos concorrentes que vão participar  no referido desfile e que cada qual é composto por 100 ou 150 elementos”, explicou João Cornélio Correia.

O Diretor-geral da Cultura acrescentou  que, dos 30 milhões que recebeu do executivo, 18 milhões vão para os desfiles regionais, onde cada uma usufruirá de dois milhões de francos CFA,  e que dois milhões de francos vão ser utilizados na organização do  carnaval infantil.

Segundo Cornélio Correia, no desfile do sector autónomo de Bissau, na categoria de grupo, o primeiro lugar receberá quatro milhões, o segundo dois e terceiro lugar, um milhão de francos CFA.

Ao passo que na categoria das rainhas, a vencedora levará um milhão, o segundo 500 mil e terceiro 250 mil francos CFA.

Na categoria de máscaras, o primeiro classificado deve receber 500 mil, o segundo 300 e o terceiro 200 mil francos CFA.

João Cornélio Gomes Correia disse que este ano a Direcção Geral da Cultura não beneficiou do patrocínio habitual de uma das duas empresas de telecomunicações que operam no país, nomeadamente a MTN e Orange Bissau, e como motivo aponta o facto de as duas terem dado apoio financeiro a participação da selecção nacional no CAN2017.
ANG/LPG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário