segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Política


Espaço de Concertação dos Partidos Políticos aconselha Presidente da República a nomear Augusto Olivais, Primeiro-ministro

Bissau, 20 Fev 17 (ANG) – O Espaço de Concertação Política dos Partidos Políticos Democráticos convidou o Presidente da República José Mário Vaz a demitir o actual Governo  e a proceder à  nomeação de Augusto Olivais, novo Primeiro-ministro *enquanto nome consensual no Acordo de Conacri*.
 
A informação consta num comunicado à imprensa à que a ANG teve acesso, produzido no final da reuniu do referido Espaço realizado na sexta-feira, na quel se analisou o evoluir da crise guineense à luz das conclusões chegadas pelas principais instâncias continental e internacional.

Segundo o comunicado, mesmo com esta constatação objetiva de toda a Comunidade Internacional o chefe de Estado guineense dá sinais de  querer continuar a desafiar tudo e todos, numa deriva perigosa que pode conduzir o país a uma situação comprometedora da paz e estabilidade.

O referido forum aconselha ao chefe de Estado *a não persistir na incompreensível teimosia em remar contra a maré*, funcionando à margem da Constituição da República.

 “A acção de acordos de Bissau e Conacri podem vir a catapultar o país, na senda da instabilidade e no surgimento de situações imprevisíveis que poderão comprometer irremediavelmente o processo democrático nacional e fazer ruir o Estado de Direito Democrático na Guiné-Bissau”, refere o documento.

Os líderes dos partidos pertencentes ao Espaço de Concertação Política recordaram que recentemente o presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO), disse em Cabo Verde que a implementação integral do Acordo de Conacri por todos é a única saída para a crise que afeta a Guiné-Bissau.

O Espaço de Concertação apela aos guineenses a se mobilizarem para seguir com atenção os próximos passos e impedir mais deriva pré-anunciada por José Mário Vaz, no sentido da escolha de mais um dos seus servidores pessoais, ao cargo do Primeiro-ministro, voltando a querer beneficiar dos 60 dias de tolerância. 

Diz  ainda que o chefe de Estado pretende com isso ganhar mais tempo enquanto o país se mergulha na incerteza e no risco de derrapagem. 

O Espaço de Concertação Política congrega o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC), União para Mudança(UM), Partido da Convergência Democrítica(PCD), Partido de Unidade Nacional(PUN) e Movimento Patriótico Guineense(MPG).  
ANG/JD/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário