terça-feira, 14 de novembro de 2017

Cooperação



China doa 1.290 sacos de arroz à Guiné-Bissau

Bissau, 14 Nov 17 (ANG) – A Guiné-Bissau beneficiou hoje de 1.290 sacos de arroz, oferecidos pela República Popular da China, no quadro de apoio as “dezesseis” Instituições Sociais de Caridade sedeadas em Bissau.

Durante o acto de entrega, o ministro da Agricultura, Nicolau dos Santos satisfeito com o gesto, disse que o referido donativo reveste-se da importância capital para as organizações sociais de Caridade, sobretudo as Organizações de Famílias dos Agricultores que sofreram prejuízos devido a  inundação e  seca.

Dos Santos acrescentou  que o referido apoio dado ao país, enquadra-se no programa do governo da Guiné-Bissau, que visa fomentar a agricultura, como forma de melhorar as condições  de vida da população, e que conta com o apoio do Presidente da República, José Mário Vaz, através da fundação  “Mon Na Lama”. 

“Gostaria mais uma vez de pedir ao Chefe de Estado, para continuar a acompanhar o Ministério da Agricultura, como sempre tem feito nas visitas realizadas às diferentes bolanhas do pais”, destacou o Ministro.

Aquele governante aproveitou a ocasião para recordar o Presidente da República, sobre a promessa de apoio aos agricultores das regiões de Bafata, Bolama Bijagós, que foram prejudicados pelas  inundações, respectivamente as localidades de Famandinga, Campossa e Bruss.  

Por seu turno, o Embaixador da República Popular da China, Jin Hong Jun referiu  que o apoio prestado se enquadra na boa relação entre a República da Guiné-Bissau e a da China.

De acordo com o diplomata, nesta primeira fase, 1.290 sacos de arroz já foram entregues ao governo guineense, devendo mais apoios chegarem ao pais dentro em breve.

 “Uma das políticas defendidas pela China, é a construção e edificação de uma comunidade de destino comum com futuro partilhado pela humanidade” disse o Embaixador Chinês.

Realçou por outro lado que, anualmente, cerca de 60 técnicos agrícolas guineenses beneficiam de formação ministrada por técnicos chineses , e de material agrícola que a China doa à Guiné-Bissau.

O chefe de missão chinesa assegurou a continuidade do apoio do seu governo às autoridades da Guiné-Bissau.

ANG/LLA/ÂC/SG   


  

Sem comentários:

Enviar um comentário