terça-feira, 14 de novembro de 2017

Integração regional



Cipriano Cassama reeleito Presidente da UPA

Bissau, 14 Nov 17 (ANG) – O Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Parlamento guineense, foi reeleito para o cargo do Presidente do Comité Executivo da União Parlamentar Africana (UPA)

A informação consta numa nota à imprensa do seu gabinete de imprensa, que refere a septuagésima primeira Conferência do Comité Executivo e quadragésima Conferência das Assembleias Parlamentares Nacionais da UPA que decorreram entre os dias seis e dez deste Novembro, em Burkina Faso.

De acordo com o documento, esta eleição, pela segunda vez, de Cipriano Cassamá se deve ao seu “excelente trabalho desenvolvido e resultados obtidos, enquanto Presidente do Comité Executivo, apesar dos Estatutos da UPA preverem somente um mandato rotativo entre os Presidentes das Assembleias Parlamentares Nacionais”.

Ainda, conforme o documento que cita o Secretariado Executivo desta organização pan-africana, para além da escolha por “unanimidade” do Presidente do Parlamento da Guiné-Bissau, foram, nomeadamente adoptados o programa e o orçamento da UPA para 2018 e realizada a reunião do Comité das Mulheres Parlamentares.

O comunicado acrescenta que neste encontro de mulheres deputadas de África, foi aprovada a resolução em prol da “promoção da escolarização das meninas, como meio eficaz de luta contra os casamentos precoces” no continente. 

Igualmente, neste encontro dos parlamentares africanos, foram adoptadas as resoluções para a preservação da paz e segurança em África, sobre a problemática da seca e fome no continente e a “Declaração de Ouagadougou”, relativa a “ intensificação da luta solidária dos países africanos contra o terrorismo”.  

Por fim, segundo o Secretariado Executivo da UPA, a Conferência assumiu a “Declaração de Rabat”, Marrocos, sobre o clima e o desenvolvimento sustentável.

Por isso, o Gabinete da imprensa do Presidente da ANP informa que Cipriano Cassama, na qualidade do Presidente do Comité Executivo da UPA, é indigitado para “apresentar e defender a posição dos parlamentares africanos na COP 23”, ou seja, na Cimeira Mundial sobre o Clima, em Bona, Alemanha.  

ANG/QC/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário