quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Cooperação



Banco Mundial ajuda Guiné-Bissau a melhorar fornecimento de eletricidade e Internet

Bissau,09 Nov 17(ANG) – A vice-presidente do Banco Mundial para a região africana, Mantan Murthy, disse quarta-feira em Bissau que a instituição está empenhada em ajudar a Guiné-Bissau a melhorar os níveis de fornecimento de electricidade e internet à população.

A saída de uma de uma audiência de trabalho com o Primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló, na presença do ministro das Finanças, João Aladje Fadiá, a responsável avançou aos jornalistas que o Banco Mundial já aprovou os apoios para os dois sectores faltando agora a decisão de Bissau.

Mantan Murthy disse que a Guiné-Bissau é o único país que o Banco Mundial apoia que ainda não está ligado ao cabo submarino, no âmbito do projecto ACE (Àfrica Coast to Europa), cuja instalação foi financiado em 35 milhões de dólares pela instituição mundial.

“O cabo submarino vai permitir melhorar a interligação do país com a informação e tecnologia. A nossa aposta é ajudar a Guiné-Bissau a estar conectada rapidamente para servir a população”, declarou a dirigente do Banco Mundial.

No domínio do fornecimento de energia eléctrica, Mantan Murthy assinalou que até  que a Guiné-Bissau comece a beneficiar da energia da barragem de Kaleta, da vizinha Guiné-Conacri, no âmbito de um projecto sub-regional, dentro de 18 meses, é preciso que o governo promova algumas melhorias no sector.

Murthy indicou que é vontade do Banco Mundial ver a energia a ser distribuída para um maior número da população guineense. 

ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário