sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Crimes contra jornalista

Secretário Geral das Nações Unidas alerta sobre perigo do fenómeno para sociedade

Bissau, 03 Nov 17 (ANG) – O Secretário Geral das Nações Unidas afirma que “quando os jornalistas são atacados, as sociedades como um todo também pagam o preço”. 
Secretário Geral da ONU

António Guterres fez esta comunicação, por ocasião da comemoração, quinta-feira, do Dia Internacional pelo Fim da Impunidade por Crimes Contra Jornalistas.

“O tipo de notícias que se silenciam - corrupção, conflitos de interesse, tráfico ilegal - é exactamente o tipo de informação que o público precisa saber”, fundamentou.

Por isso, declara Guterres,   a Assembleia Geral , o Conselho de Segurança e o Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas condenam  os ataques contra jornalistas e pedem a garantia das suas seguranças.

E, como medida, disse que o sistema das Nações Unidas “também aprovou um Plano de Acção sobre a Segurança dos Jornalistas e a questão da Impunidade”.

“Estamos empenhados em ajudar a criar o ambiente que os jornalistas precisam para realizar o seu trabalho vital. Estou a mobilizar uma rede de pontos focais de todo o sistema das Nações Unidas para propor passos específicos para intensificar os nossos esforços de forma a aumentar a segurança dos jornalistas e dos trabalhadores dos média”, acrescentou.

 Ao  falar em número, António Guterres lembrou que “de 2006 a 2016, 930 jornalistas e trabalhadores dos “média” foram mortos. Milhares de outros enfrentam frequentemente assédio sexual, intimidação, detenção e maus-tratos”.

No Dia Internacional para Acabar com a Impunidade por Crimes Contra Jornalistas,  o Secretário Geral das Nações Unidas pediu  “justiça - em memória de todos os jornalistas que foram mortos e em reconhecimento da importância da imprensa livre e independente e do seu contributo para o desenvolvimento e a paz”.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, só em 2016, 102 jornalistas morreram no exercício das suas funções, a nível planetário.

Dois de Novembro foi instituído em Dezembro 2013, pela UNESCO, como o Dia Internacional pelo Fim da Impunidade de Crimes Contra Jornalistas, visando criar um ambiente seguro para o trabalho dos profissionais da comunicação social no mundo. ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário