quinta-feira, 9 de novembro de 2017

C.Social



Primeiro-ministro reitera que a suspensão das emissões  da RTP e RDP em Bissau não afecta as relações com Portugal

Bissau, 09 Nov 17(ANG) – O Primeiro-ministro reiterou hoje  que a suspensão  das emissões da Rádio Televisão e Difusão Portuguesa(RTP e RDP África), não afecta em nada as relações de cooperação entre a Guiné-Bissau e Portugal.

Úmaro Sissoco Embaló, em declarações à imprensa após a visita que efectuou hoje as instalações dos dois órgãos de comunicação social português em Bissau, disse que o mesmo visa  mostrar os laços de amizade existentes  entre Guiné-Bissau e Portugal , porque  os dois órgãos  não regulamentam  as relações de cooperação entre os dois países.

Por sua vez, o ministro do Turismo, Fernando Vaz, em representação do titular da pasta da Comunicação Social disse que o governo havia anunciado a vinda de uma equipa técnica para o dia 8 do mês em curso para a reabertura das emissões da RTP e RDP, informando que a referida equipa virá brevemente para findar o resto de acordo assinado entre os dois governos.

Questionado sobre o que o executivo vai pedir nesta nova ronda de negociações, respondeu que doravante a Guiné-Bissau não será um parceiro residual, mas sim passará a dar a sua opinião.

Vaz explicou que no antigo acordo o Centro Emissor de Nhacra funcionava com financiamento da cooperação portuguesa, mas  por questão da soberania, desde a suspensão das emissões o governo começou  a dar a subvenção de todas as despesas e encargos do seu funcionamento .

Perguntado sobre que conteúdos é que o executivo gostaria de ver e ouvir na RTP e RDP/África Fernando Vaz pediu respeito aos dois estados, informações isentas e tratamento jornalistico imparcial.

Os  dois governos através dos respectivos titulares das áreas de comunicação social chegaram recentemente a um acordo em Lisboa que determinou a reabertura das emissões da RDPe RTP Africa em Bissau, suspensas pelas autoridades guineenses, por caducidade do acordo autrora firmado.

ANG/JD/ÂC/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário