sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Saúde pública


Governo realiza campanha nacional de vacinação para desparasitação de 300 mil crianças

Bissau,24 Nov 17(ANG) – O governo, através do Ministério de Saúde Pública, em colaboração com os seus parceiros promove entre os dias 24 e 27 do corrente uma Campanha Nacional Integrada de Vacinação contra Poliomielite a qual inclui suplementação em Vitamina A e desparasitação com mebendazol de  300 mil crianças menores de 5 anos em todo o país.

Segundo uma nota de imprensa da Direcção dos Serviços de Alimentação, Nutrição e Sobrevivência da Criança, do Ministério de Saúde Pública, enviada à ANG,  a suplementação e desparasitação estão inseridas nas prioridades das autoridades da Guiné-Bissau, visando a redução da mortalidade nas crianças menores de cinco anos.

“Adicionalmente, a campanha que decorrerá nos próximos dias tem em consideração os engajamentos do governo tendo em conta a erradicação da poliomielite”, lê-se na nota.

Segundo o comunicado, o ministro da Saúde Pública pede a todos para colaborarem para que as suas crianças possam beneficiar dessa campanha.

O documento informa que o último relatório relativo à aplicação da Convenção sobre os Direitos das Crianças na Guiné-Bissau, tornado público em 2013, aponta a suplementação com Vitamina A, integrada com vacinação , como uma das ações mais bem sucedidas e menos dispendiosas na redução de mortalidade nas crianças.

A suplementação com Vitamina A e desparasitação com mebendazol à crianças de 6 a 59 meses de idade permite combater os efeitos nefastos que a carência em vitamina A provoca na criança, como a diminuição da imunidade, o aumento do risco de doenças infecciosas e aumento da taxa de mortalidade ligada à diarreia, ao sarampo, malária e pneumonia. ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário