terça-feira, 28 de novembro de 2017

Ensino público



Aulas continuam a funcionar à meio gás, devido a fraca presença de alunos e professores

Bissau, 28 Nov 17 (ANG) – Apesar dos dois Sindicatos do sector da educação terem suspendido a greve, as aulas nas escolas públicas continuam a funcionar a meio gás, devido a fraca presença de alunos e dos professores, nos três liceus de Bissau.

Segundo o que constatou hoje o repórter da ANG, junto dos Liceu Nacional Kwame N´krumah, Agostinho Neto e Rui Barcelos da Cunha verifica -se  fraca presença dos estudantes e dos docentes nas salas de aulas.

O Presidente da Associação de Alunos do Liceu Agostinho Neto e de Rui Barcelos da Cunha partilharam a mesma opinião, pedindo a presença massiva dos seus colegas e dos professores nas escolas para garantir o normal funcionamento das aulas.

Bruno António Brandão exortou igualmente ao governo no sentido de cumprir o acordo alcançado com os dois sindicatos no prazo estipulado para evitar uma nova paralisação no sector educativo.

 Irineulda Eunice Gomes  apesar de reconhecer a impossibilidade de recuperar o tempo perdido, solicita aos pais e encarregados da educação a mandarem os seus educandos para as escolas para se aproveitar no máximo os dias letivos restantes.

Exortou ainda os alunos a permanecerem nas salas de aulas para  facilitar o trabalho dos professores e de outros alunos presentes, porque nem todos os docentes aceitam lecionar com número pequeno dos alunos. 

Por sua vez, o docente da disciplina de física, do Liceu Rui Barcelos da Cunha, Augusto Na Salo justifica a ausência dos colegas com desconhecimento dos motivos que levaram a suspensão da greve.

Disse que os professores estão desmotivados devido aos incumprimentos do governo.
Por sua vez, o professor de química do Liceu Nacional Kwame N´krumah Clusse Thami relaciona a ausência dos colegas com o incumprimento da promessa por parte do executivo, que devia iniciar o pagamento de salários na segunda-feira, o que não aconteceu até ao momento.

 A maioria dos professores continua espera do pagamento dos seus salários de novembro para retomarem os seus trabalhos. ANG/LPG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário