quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Transportes Terrestre



Finanças Públicas registam um buraco de dois mil milhões de fcfa por falta de pagamento de despachos de viaturas

Bissau, 08 Nov 17 (ANG) – O estado regista um prejuízo avaliado em dois mil milhões de francos cfa, relacionado ao não pagamento das taxas de despacho  de  10 mil viaturas que circulam com matriculas provisórias.

A revelação foi feita pela rádio Jovem que cita o Director-geral da Viacão e Transportes Terrestre, Bamba Banjai.

O Director-geral da Viação e Transportes Terrestres afirmara que os proprietários das viaturas pedem matriculas provisórias para um período de 45 dias mas nunca  voltam para a aquisição de chapas de matriculas definitivas, por não terem feito o despacho obrigatório.

Segundo Bamba, o Estado beneficia de apenas  cinco por cento em cada contrato assinado para aquisição da carta de condução, de chapa de matrícula e inspeção , e as  empresas privadas fornecedoras desses serviços ficam com os restantes  95 por cento.

Anunciou que doravante, a aquisição das chapas passa a ser feita por via bancária , e promete “lutar” para que  a emissão de cartas de condução e a inspecção dos veículos voltassem aos serviços de Viação e Transportes Terrestres.

Banjai referiu que as empresas que emitem carta de condução lucram anualmente um valor superior a 200 milhões de f cfa  contra os 12 milhões que o estado ganha.

Banjai fazia numa conferência de imprensa o balanço da sua  participação recentemente na reunião do Comité de Pilotagem dos Conservadores das Práticas Anormais da UEMOA, em Burkina Faso. A proposito disse que a Guiné-Bissau está mais atrasada na implementação das Estratégias do Desenvolvimento de Transportes Terrestres ao nível da sub-região.
ANG/JD/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário