terça-feira, 7 de novembro de 2017

Ensino Público



Aulas funcionam à meio gáz, devido a fraca presença de alunos e dos Professores 

Bissau, 07 Nov 17 (ANG) – Apesar da abertura oficial do ano lectivo 2017/18 no passado dia 12 de Outubro,as aulas nas escolas públicas estão a funcionar a meio gás,devido a fraca presença de alunos e dos professores, nos três maiores liceus de Bissau, visitadas hoje pelo repórter da ANG.

Nesta deslocação à alguns estabelecimentos de ensino: os liceus Kwame N`krumah, Agostinho Neto e Rui Barcelos da Cunha constatou-se fraca presença dos estudantes e dos docentes.

Perante esta situação, em declarações à ANG, a aluna do 10º ano de escolaridade de Kwame N`krumah, Única Soares, relaciona o facto com o bloqueio salarial de alguns professores, que motivou o apelo dos sindicatos do sector para os professores ficarem em casa até que as suas situações remuneratórias sejam regularizadas.

Por isso, exorta ao governo, e sobretudo ao Presidente da República a usar a sua influência para  evitar a grave de 15 dias prevista  pelos dois sindicatos do sector, e que devia iniciar hoje.

Enquanto isso, os directores dos três liceus apelam aos país e encarregados de educação para mandarem os seus educandos para a escala, porque os sindicatos não decretaram a greve e as aulas estão a funcionar, apesar da fraca presença também dos professores.

O subdirector de Kwame N`krumah, Carlitos Na Lama, também fez o mesmo apelo, exortando aos alunos a permanecerem nas salas de aulas.

No Agostinho Neto, a situação é diferente, porque a reportagem da ANG não encontrou nenhum aluno, mas a presença dos professores era visível, facto que foi confirmado pela subdiretora deste estabelecimento de ensino público, Fato Sonco.

Instado a falar sobre os motivos desta situação, sem que no entanto os sindicatos tivessem decretado uma paralização, Fato Sonco relaciona a situação com a suposta existência de “ medo” da parte dos alunos de iniciar aulas para, depois de duas semanas, serem interrompidas por uma greve.    

Por fim, o Director do Liceu Rui Barcelos da Cunha, Demba Baldé, justifica a fraca presença dos alunos, assim como dos professores, com receios de que  haveria uma  greve.  

ANG/LPG/QC/SG


 

Sem comentários:

Enviar um comentário