quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Crise política


Organizações Internacionais reafirmam que Acordo de Conacri é principal quadro para resolução da situação no país

Bissau, 16 Nov 17 (ANG)As cinco organizações internacionais envolvidas no processo de consolidação da paz na Guiné-Bissau denominada (P5) reafirmaram que o Acordo de Conacri é principal quadro para resolução da crise política vigente no país.
 
A posição do P5 foi manifestada num comunicado à imprensa à que ANG teve acesso, após uma reunião que mantiverem quarta-feira em Bissau na qual se discutiu assuntos ligados a saída da crise e a promoção do desenvolvimento da Guiné-Bissau.

O P5 manifestou sérias preocupações sobre o aumento da tensão política e social no país e apela a todos os atores nacionais que concentrem os seus esforços no sentido de acabar com o atual impasse em conformidade com o Acordo de Conacri”,refere o documento.

Na nota de imprensa o P5 exortou todos os atores políticos guineenses a colocar os interesses da nação no centro das suas ações e apela igualmente aos atores políticos que demonstrem contenção e moderação e convida-os a expressar os seus pontos de vista e de discórdia de forma pacífica.

“As organizações que fazem parte do P5 reiteram a sua determinação em continuar a trabalhar lado a lado com o povo da Guiné-Bissau para contribuir na estabilidade política e social, um pré-requisito para uma paz duradoura, democracia e desenvolvimento socioeconómico”, segundo a nota.

 As organizações que fizeram parte do P5 são a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a União Africana (UA), a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a União Europeia (UE) e as Organizações das Nações Unidas (ONU). ANG/AALS/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário