sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Assassínio de jornalistas

 “De 2006 a 2016, 930 jornalistas foram mortos” no mundo, diz DG da UNESCO

Bissau, 03. Nov. 17 (ANG) – A Directora Geral da Organização da Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) afirmou que “ de  2006 a 2016, 930 jornalistas foram mortos” no mundo.

Foto de jornalistas guineense
Na sua mensagem deste ano alusiva ao Dia Internacional pelo Fim da Impunidade por Crimes Contra Jornalistas que esta quinta-feira se assinalou, Irina Bokova detalha que “só em 2016, morreram 102 jornalistas na linha do dever”.

Segundo Bokota, o que torna esses números ainda mais insuportáveis é que, em mais de nove em dez casos, os perpetradores nunca são levados à justiça”.

“Devemos garantir a justiça para todos os jornalistas mortos. Isto é essencial para a sua memória - é vital fortalecer o estado de direito e a boa governança, e prosseguir com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, em especial o Objectivo 16 do Desenvolvimento Sustentável sobre paz, justiça e instituições fortes”, defende a DG da UNESCO.

Referiu  que a justiça é uma pedra angular de uma sociedade livre, que  dissuade aqueles que ameaçam a liberdade de expressão. “É por isso que a injustiça contra jornalistas é tão onerosa para todas as sociedades”, acrescenta.

Considerando as funções dos “media”, nomeadamente na promoção dos direitos fundamentais e no desenvolvimento das sociedades, esta responsável das Nações Unidas entende que os jornalistas  “ devem ser defendidos, através de uma acção concertada dos governos, apoiadas pelas Nações Unidas, trabalhando com todos os atores relevantes, de organizações regionais internacionais, judiciários e meios de comunicação, bem como empresas privadas, universidades e sociedade civil”.

A Directora Geral da UNESCO concluiu a sua mensagem, dizendo que, neste momento,   o mundo deve-se manter “ firme para reforçar a segurança dos jornalistas e garantir que a justiça seja feita”.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) foi fundada a 04 de Novembro de 1946, com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo, através da educação, ciências   e informação. 

Esta agência especializada da ONU tem sede principal em Paris, França. ANG/QC/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário