terça-feira, 28 de novembro de 2017

Função pública



Funcionários da Petroguin em greve para exigir pagamento de salários em atraso

Bissau,28 Nov 17(ANG) – O Sindicato de Base da Empresa Nacional de Pesquisa e Exploração Petrolífera(Petroguin-EP), decretou uma greve de três dias iniciada segunda-feira para exigir ao patronato o pagamento de três meses de salário em atraso e à segurança social.
 
Em declarações à ANG, o porta-voz do Sindicato da Petroguin, Fredy Laurenço Soares da Gama afirmou que os funcionários da empresa são mensalmente descontados seus ordenados mas que esses descontos não  são entregues à Segurança Social há mais de um ano.

“A Petroguin já acumulou uma dívida muito excessiva com a Segurança Social no valor de cerca de 119 milhões de francos CFA, o que tem impedido aos funcionários auferirem os seus direitos de assistência médica e medicamentosa suportada, em parte, pela Segurança Social”, lamentou.

Aquele responsável sindical salientou que outros motivos fortes das suas reivindicações têm a ver com a má gestão da empresa, acrescentando que neste momento estão a assistir disparos de contratos laborais sem preenchimento de critérios adoptados pelo  Conselho de Administração.

“Uma outra preocupação que queremos ver confirmada se relaciona a  ofertas de viaturas que estão a ser feitas pela Direcção da Petroguin à  pessoas que não pertencem à empresa, enquanto que  funcionários estão há meses sem receber os seus salários”, informou.

Fredy Soares da Gama, sublinhou que existem ainda muitas situações para se esclarecer  por parte da Direcção da Petroguin, uma  empresa  fundamental para o desenvolvimento do país e que está a ser arrastada para a falência.

“Hoje a empresa está tecnicamente falida e sem credibilidade junto das instituições financeiras,  Bancos e outras que concedem créditos”, disse.

Referiu  que a Petroguin lida com empresas estrangeiras do ramo da pesquisa de hidrocarbonetos e que para que estas continuem a interessar em fazer os seus trabalhos no país exigem um parceiro nacional credível.

“Para atrair essas empresas é preciso  que a Petroguin tenha uma Direcção competente e séria”, disse o porta-voz do Sindicato de Base da Petroguin.
ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário