quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Poder local



Autoridades regionais e sectoriais discutem criação de Associação de Cidades

Bissau, 30 Nov 17 (ANG) – Os governadores e os Secretários Regionais e os Administradores Sectoriais discutem, entre hoje e amanhã, aqui em Bissau, o documento chamado “Estudo da Avaliação da Democratização, com vista a criação da Associação Nacional de Cidades da Guiné-Bissau (ANC-GB).
 
No acto de abertura do encontro, o Director Geral da Descentralização Administrativa e Poder Local, em representação do Ministro da Administração do Território, realçou a importância do evento que, segundo disse, vai permitir a filiação na Organização das Cidades e Governos Locais Unidos da África (UGLU-África) e o acesso aos fundos que essa associação disponibiliza aos seus membros.

Loa Natcharé disse que, no processo de descentralização política em curso, muitas acções foram desenvolvidas pelo governo, nomeadamente as aprovações da nova Lei de Autarquias Locais e do Plano de Desenvolvimento Local.

Para o vice-Presidente da Câmara Municipal de Bissau, Carlos Costa, o encontro é “histórico”, por ser o primeiro do género no país e “muito importante”, dado que vai permitir que as populações locais sejam melhor servidas .

O acto contou com a presença do Responsável de Programas da UGLU para a África de Oeste, Juacin Hunlede que, na sua intervenção, igualmente destacou a relevância da criação desta entidade pública inter-local para a Guiné-Bissau.

Para além  da criação dessa associação pública de base territorial, os participantes vão, entre outros, adoptar a Carta da Política de Descentralização, os Estatutos e o Regulamento Interno desta entidade e o Plano Estratégico de Desenvolvimento Local. 

ANG/QC /SG


Sem comentários:

Enviar um comentário