quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Marcha de Oposição

          Forças da Ordem dispersam manifestantes com gás lacrimogênio

Bissau, 16 Nov 17 (ANG) - As forças da Polícia de Ordem Pública (POP), dispersaram hoje com granadas de gás lacrimogénio, uma marcha pacífica convocada pelo Colectivo de Partidos Políticos nas medições da Praça dos Heróis Nacionais.

A marcha que congrega milhares de dirigentes, militantes e simpatizantes do Colectivo constituído por 18 partidos políticos iniciou na Rotunda da Chapa de Bissau percorrendo até a frente da sede do Sport Bissau e Benfica onde foram vedados o percurso por diversos cordões das Forças de Ordem que bloquearam a estrada com um camião de atrelado longo.

 Os manifestantes, incluindo os líderes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC), Domingos Simões Pereira e do partido Aliança do Povo Unido(APU-PDGB), Nuno Gomes Nabian, exibiram cartazes com as frases “ Jomav o Povo não está contigo”, “A Democracia, Hoje, Amanhã e para Sempre”.

Os marchantes decidiram ir para uma via alternativa para atingir a Praça dos Heróis Nacionais mesmo assim  as Forças de Ordem  disparam continuadamente contra eles granadas de gás lacrimogénio.

Na ocasião, o Porta-Voz do Colectivo dos Partidos Políticos Democrático e líder da APU-PDGB, Nuno Gomes na Biam dirigiu uma mensagem aos marchantes afirmando que é compreensível o impedimento da Forças da POP porque apenas estão a cumprir ordens superiores.

Acrescentou por outro lado que, enquanto líderes políticos, estão simplesmente a defender o direito de todo o povo guineense, frisando que ninguém tem direito de pôr em causa a independência conquistada pelos combatentes.

Por sua vez, o Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, afirmou que estão despostos a marchar na base de respeito a lei, tendo realçado que de acordo com a lei, as forcas da POP não têm direito de impedi-los de ficar  pelo menos à “100” metros do Palácio da República.

A marcha promovida pelo Colectivo de Partidos Políticos Democraticos do país, resultou em  espancamentos e o lançamento de gás lacrimogénio sobre os marchantes, tendo registado alguns ferimentos ligeiros que foram conduzidos ao Hospital Nacional Simão Mendes.  ANG/LLA/ÂC/SG        
    

Sem comentários:

Enviar um comentário