quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Política

“Carlos Gomes Júnior e Iancuba Injai regressam brevemente ao país”, garante Coordenador do Movimento Nacional Cívico

Bissau, 31 Out 17 (ANG) – O Coordenador do Movimento Nacional Cívico “ Nô Djunta Mon pa Fidjus di Tchon riba Cassa” garantiu terça-feira que o ex. Primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior e Iancuba Jola Injai, presidente do Partido de Solidariedade e Trabalho, vão regressar brevemente ao país depois de cinco anos no exílio em Portugal.

Carlos Gomes Júnior(Arquivo)
Fenando Gomes que falava em conferência de imprensa afirmou que Carlos Gomes Júnior e Iancuba Djola Ndjai terão todas as garantias de segurança, para reintegrarem na sociedade, acrescentando que o chefe do executivo  Umaro Sissoco Embaló já lhes deu “luz verde” neste sentido.

 Disse que o referido projecto de regresso dos exilados ao país durou cerca de  um ano com a criação do Movimento Cívico, tendo agradecido o apoio da comunicação social, dado através da sensibilização dos cidadãos, líderes religiosos, entidades políticas e pessoas particulares, e  que obteve o resultado almejado por todos.

O Coordenador do Movimento explicou que não foi fácil realizar esta tarefa, por que havia muita desconfiança, medo, desafios, riscos e dificuldades por parte dos familiares e amigos dos exilados e dos membros do movimento.

Fernando Gomes disse que recebeu uma carta na qual  Iancuba Injai declarou  total perdão à todos que tomaram parte no seu espancamento e na tentativa do seu assassinato e pediu desculpas aos que foram lesados durante a sua actividade cívica e política, “porque a sua intensão era de defesa do interesse geral e não de causar males a ninguém”.

“Ser exilado é um sofrimento frustrante, onde você tem desejo de querer voltar para seu país e não pode. Eu mesmo vivi e senti isso na pele”, disse o Coordenador.

Fernando Gomes lamentou o facto de o Movimento não ter sido recebido por algumas identidades política e religiosa durante os contactos mantidos, acrescentando que ninguém manifestou contra o regresso dos dois exilados.
ANG/JD/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário