quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Justiça


LGDH e os parceiros promovem debates sobre a “justiça, prisão e direitos humanos”

Bissau, 05 Dez18 (ANG) – A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) em parceria com alguns ONGs ligados ao sector, iniciaram  terça-feira, um debate sobre o funcionamento da justiça, prisão e direitos humanos no país, financiado pela União Europeia (UE).
 
Ao presidir a cerimónia de abertura do referido debate, o Presidente da LGDH Augusto Mário da Silva disse que o evento serve para transmitir aos cidadãos a  problemática dos Direitos Humanos na Guiné-Bissau.

“Nenhuma sociedade consegue avançar sem o respeito pelos direitos humanos e nós dizemos sempre que o desenvolvimento e a paz, estão sempre ligados  aos direitos humanos”, sustentou Augusto Mário.

De acordo com o Presidente da LGDH, o mesmo debate servirá para os participantes chamarem a atenção sobre a situação caótica que afecta os Direitos Humanos na Guiné-Bissau, ao mesmo tempo propor soluções para a melhoria de qualidade de vida dos cidadãos.

Por seu turno, a Psicóloga da ONG, Mãos Unidas (MANITESE), Zahia Mariama  Só salientou que anteriormente o estado de algumas celas prisionais do país se encontravam em péssimas condições habitacional.

“Mas com o contrato que a MANITESE teve com o Ministério da Justiça e que no momento inspirou encontrando-se em fase de  renovação, conseguiu-se melhorar as condições de algumas celas prisionais, construindo escolas académicas, carpintarias e forma de cultivar alimentos e bibliotecas para o profissionalização dos prisioneiros na zona norte e leste do país”, referiu a Psicóloga.

No quadro das actividades “quinzenais” promovidas pela LGDH e os parceiros, a Casa dos Direitos da Guiné-Bissau foi palco de debates  sobre direitos humanos na Guiné-Bissau, que irão decorrer durante quinze dias.
ANG/LLA/ÂC//SG 
      
 


Sem comentários:

Enviar um comentário