quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Nigéria


 Presidente Buhari exige compra de equipamentos militares para Exército

Bissau, 05 dez 18 (ANG) -  O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, ordenou a compra urgente de materiais essenciais para o Exército nigeriano, com vista a permitir-lhe lutar eficazmente contra Boko Haram, no nordeste da Nigéria, anunciou  terça-feira, em Abuja, o ministro nigeriano da Defesa, Mansur Muhammad Dan Ali.

Citado num comunicado oficial divulgado terça-feira, no termo de uma reunião com o chefe do Estado-Maior da Defesa e chefes de serviço, Dan Ali indicou que esta compra se inscreverá no quadro da política do Governo Federal, em matéria de compra de equipamentos aos fabricantes originais, de Governo para Governo.

Os rebeldes de Boko Haram atacaram recentemente bases militares e destruíram armas, lamentou o ministro nigeriano, exigindo consequentemente que o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Tukur Yusuf Baratai, fique no nordeste do país até que a situação melhore.

Ordenou igualmente ao oficial-geral comandante da 8.ª Divisão a realojar o quartel-general táctico de Sokoto, em Gusau, no Estado de Zamfara, no nordeste, para supervisionar a conduta das operações levadas a cabo contra bandidos armados.

Encarregou, igualmente, o chefe do Estado-Maior da Defesa e o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de proceder a mudanças nos comandos a nível das diferentes operações para lhes permitir contraporem ameaças e desafios em termos de segurança nas suas jurisdições respectivas.

Por outro lado, o Presidente Buhari exigiu a melhoria do bem-estar dos soldados, particularmente dos que servem nas frentes de combate.
Oito soldados morreram no fim-de-semana num ataque do grupo jihadista Boko Haram contra uma base militar no nordeste da Nigéria, segundo um novo balanço comunicado divulgado terça-feira (04) por um porta-voz do exército.
Pouco depois do ataque, um militar e um miliciano mencionaram dois soldados mortos.
Um grupo de combatentes da Província da África Ocidental do Estado Islâmico (ISWAP, na sigla em inglês), um braço do Boko Haram afiliado ao jihadista EI, atacou no sábado à noite uma base militar em Buni Gari, um povoado isolado do estado de Yobe (nordeste), provocando intensos combates com os soldados no local.
"Oito dos nossos soldados pagaram o preço supremo, enquanto dez terroristas do Boko Haram morreram pelas tropas durante o confronto", declarou o porta-voz do exército, Sani Usman, numa mensagem enviada à AFP.
O grupo jihadista intensificou nos últimos meses os ataques contra posições do exército nigeriano nos estados de Borno e Yobe, os mais afectados pela insurreição, que deixou mais de 27 mil mortos na região desde 2009.
Desde Julho, a AFP contabilizou ao menos 19 ataques contra bases militares, na sua maioria reivindicados pelo ISWAP. ANG/RFI


Sem comentários:

Enviar um comentário