segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Marrocos/FAAPA


                    Encerrado seminário de Correspondentes Regionais
Marrocos, 3 Dez 18 (ANG) – Os participantes do seminário destinado aos Correspondentes regionais das agências de Notícias membros da Federação Atlântica das Agências de Notícias Africanas (FAAPA) recomendaram o cumprimento rigoroso dos princípios das agências, de tratamento factual das notícias, sem favorecimento de partes interessadas.
A recomendação foi feita no fim dos trabalhos de cinco dias de formação realizados em Rabat, capital marroquina sob o lema: “Jornalistas na Região: Desejos e Desafios.
No encontro que juntou 17 países foi defendida a necessidade de a média não se transformar em caixa-de-ressonância de informações não verificadas.
O encontro reconheceu que os Correspondentes regionais exercem em condições difíceis devido a pressões das autoridades políticas e económicas, e que a média perde cada vez mais o controlo das informações devido o aparecimento das redes sociais.
Mohamed Dowyb, especialista em média et conteúdos igualmente formador referiu que as agências estatais, muita das vezes, se limitam a transmitir o que os chefes quem ouvir sem investigar a veracidade dos factos, situação que deve ser alterada.
Para fazer face aos estrangulamentos a uma informação credível, este especialista recomenda a aproximação dos profissionais ao público-alvo, por ser o que se revê nas informações regionais ou seja em assuntos locais.
Durante cinco dias, os participantes abordaram entre outros, temas como, os desejos profissionais dos jornalistas na região; desafios dos jornalistas na região; lições e experiências ;as diferentes fontes de informação, programação ou planificação editorial na região ;fazer chekin ou verificação dos factos ;as técnicas da escrita Web e princípios éticos profissionais e a deontologia jornalística.
Mikail Silva Cabral enviado da ANG à Rabat/Marrocos



Sem comentários:

Enviar um comentário