quinta-feira, 11 de novembro de 2021


ANP/
Deputado José Carlos Monteiro denuncia ameaças de detenção e  morte da parte de altos dirigentes do país

Bissau, 11 nov 21 (ANG) – O deputado da Nação, eleito na lista do Movimento para Alternância Democrática MADEM-G15, José Carlos Monteiro denunciou que foi alvo de uma susposta ameaças da detenção e até de morte da parte de altos  dirigentes do país, por isso pediu a demissão no cargo do Presidente da Comissão Especializada para Àreas da Defesa e Segurança.

O deputado que falava hoje no parlamento, no Período Antes da Ordem do Dia,  justificou o pedido de demissão com as supostas ameaças de “detenção e até da morte da parte de altos dirigentes do país”, na sequencia da sua denuncia na terça-feira, na plenária da Assembleia Nacional Popular sobre o avião retido no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, segundo as quais o aeronave aterrou no país à pedido do chefe do gabinete do Presidente da República.

José Carlos Monteiro afirmou que em nenhum momento trabalhou em seu nome pessoal, mas sim, sempre em conjunto com os colegas da Comissão Especializada da ANP para Área de Defesa e Segurança.

Disse que foi chamado e solicitado pelo Presidente da ANP para apurar as circunstancias em que o avião aterrou no aeroporto internacional Osvaldo Vieira na sequencia das preocupações levantadas por alguns deputados.

Em relação a situação da suspensão dos representantes da ANP junto do Conselho Superior de Magistratura Judicial e que foram igualmente impedidos de participar nas reuniões desse orgão, por vice-presidente da corte maxima da justiça guineense, o deputado Domingos Quadé considerou a decisão como  um acto ilegal e inaceitável num Estado do direito democratico.

Por isso, disse que a situação é tão grave ao ponto que ANP não pode ficar indiferente, tendo solicitado a sua intervenção de forma determinada para resolver a devergencia que existe no Supremo Tribunal de Justiça relativamente a marcação da data da eleição do seu novo presidente.

Justificou a gravidade da situação com a suspensão igualmente da secretária do Supremo Tribunal de Justiça, por ter recebido a petição subscrita por alguns membros do Conselho Superior de Magistratura Judicial.

 De acordo com a Ordem do Dia, os deputados vão concluir o debate do estatuto  dos antigos combatentes da liberdade da patria e apresentação, discusão e relativamente aprovação do projecto lei da alteração do decreto lei numero 1/86 de 15 de março que fixa regime juridico de aposentação dos combatentes da liberdade da patria entre outros. ANG/LPG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário