sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Justiça/Tribunal de Contas capacita jornalistas e organizações da sociedade civil em matéria de  instruções obrigatórias de prestação de contas

Bissau, 05 Nov 21 (ANG) – O Tribunal de Contas(TC) promoveu esta quinta-feira um seminário de socialização das oitos  instruções obrigatórias de prestação de contas aos jornalistas e à representantes das organizações da  sociedade civil.

A iniciativa, segundo o facilitador da referida formação, Olim Fernandes Sá visa a dessiminação das oito instruções elaboradas pelo tribunal e que apresentam modelos de prestação de contas em função da informação contabilística fornecida .

Acrescentou que o seminário se enquadra nas exigências de atualidade e das leis financeiras, nomedamente, de contabilidade pública, onde se ressaltam os modelos da contabilidade orçamental e patrimonial.

Olim sustentou  que em relação a sociedade civil, o povo tem exigido sempre  aos gestores a apresentação dos resultado das contas , frisando que, se assim for, a sociedade civil tem de saber da existência dessas ferramentas.

 “As oitos  instruções de prestações  de contas objeto deste seminário revestem-se um particular e significativo avanço, representado, por isso, um sinal promissor de futuro de prestação de contas”, disse Amadú Tidjane Baldé Presidente do Tribunal de Contas.

 Tidjane Baldé afirmou que o Tribunal de Contas  decidiu transmitir por meio de um circular dirigido à todos os jurisdicionados com dever de prestação de contas, as referidas instruções , que  começam a ser aplicadas as contas de gerência de 2021, a remeter ao Tribunal até 30 de Junho de 2022 para efeito de julgamento.

Os participantes no ateliê com a duração de um dia, foram facultados com conhecimentos sobre modalidades de controlo exercido pelo Tribunal de Contas, Controlo Prévio e Passivo, Efectivação e Responsablidade Financeira, entre outros.ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário