quarta-feira, 3 de novembro de 2021

 

Reorganização urbana/Câmara Municapal de Bissau anuncia que vai recuperar espaço verde para eventos culturais 

Bissau,03 Nov 21(ANG) - O presidente da Câmara Municipal de Bissau (CMB), Luís Simão Intchama, anunciou a intenção de recuperar o espaço verde do bairro de ajuda, segunda-fase, em Bissau, para eventos culturais, sobretudo para transmissão de jogos da seleção nacional de futebol “os Djurtus”, no Campeonato Africano das Nações.

“Esse espaço  fica no centro da cidade, por isso deve merecer uma outra visão, além de ser um local confortável para repouso de pessoas” disse.

O anúncio foi feito  depois de uma visita ao espaço verde do bairro de ajuda na segunda-feira, 01 de novembro de 2021, tendo Inchama considerado “anormal” o estado em que o local se encontra.

O responsável da edilidade prometeu intervenção, dentro de uma semana, para restaurar o espaço.

“Poucas pessoas que ainda persistem em vender seus produtos vão ser deslocadas para o espaço que fica em frente ao prédio Taiwan para de continuarem as suas atividades”, assegurou.

O presidente da CMB referiu que, se o governo, através do Alto Comissariado, declarar o fim da pandemia no país, os mercados improvisados, na sequencia da Covid-19, vão também acabar.

Devido a sistemática renovação de estados de calamidade na Guiné-Bissau, o governo, através da Câmara Municipal de Bissau, cedeu espaços, a título provisório, para mulheres que exercem pequenas atividades económicas como  mercados, para evitar aglomeração de pessoas e puder facilitar na materialização rigorosa das medidas preventivas adotadas pelas autoridades sanitárias.

“A CMB, no uso das suas prerrogativas, deslocou pessoas da subida de Cabana para o bairro de Ajuda. Neste momento, o espaço quase foi abandonado pelos vendedores, que preferiram voltar para a subida de Cabana, por falta de rendimento e ao facto de os produtos, muitas vezes, acabam por estragar-se”, referiu.

Luís Simão Intchama condenou o abate de cabras no espaço verde, porque “o local não dispõe de condições para ser um matadouro”.

“Eles sabem que não podem matar cabras neste local, mas disseram-nos que são cabras que chegaram com febre. Uma coisa que não deveria ter acontecido, sem antes uma autorização prévia de um médico veterinário para o consumo humano”, lamentou e revelou que vai ser construída nova feira na estrada de volta, um espaço com maior e melhor condições.

Intchama disse que a CMB pretende inspirar no modelo urbanístico de Dacar para construir um parque de estacionamento na cidade de Bissau, enfatizando que o assunto é urgente.

“CMB ponderará utilizar espaço atrás do estádio Lino Correia para estacionamentos de carro”, indicou.ANG/O Democrata

Sem comentários:

Enviar um comentário