quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Cajú/Ministro do Comércio e Industria anuncia exportação record de 230 mil toneladas referentes ao ano passado

Bissau,17 fev 22(ANG) – O ministro do Comércio e Indústria Tcheno Djaló, anunciou hoje em Conselho de Ministros, a exportação record de 230 mil toneladas de castanha de caju, resultante da campanha de comercalização de 2021.

Segundo uma fonte dos serviços de Inspecção de Inspecção do Minstério do Comércio e Indústria, as previsões de exportação de 2021, eram de 200 mil toneladas.

Djaló, segundo o Comunicado do Conselho de Ministros, enviado á imprensa, ainda anunciou a abertura, em Março, da campanha de comercialização da castanha de caju do ano em curso.

Caju, é o principal produto de exportação da Guiné-Bissau e o país tem como principal comprador a India.

No ano passado a exportação foi de cerca de 170 mil toneladas.

Nesta reunião realizada no Palácio da República, não no local habitual, o Palacio do Governo, e sob a presidência do primeiro ministro, Nuno Gomes Nabiam, o colectivo ministerial aprovou com alterações, o projecto do decreto relativo ao Regime Jurídico dos Beneficiários efectivos da contratação pública.

O Governo decidiu a instituição de uma Comissão Interministerial presidida pelo vice primeiro ministro, para apresentar medidas capazes de levar a contenção de aumento da massa salarial.

Decidiu ainda a instituição de uma Comissão Interministerial, igualmente presidida pelo vice primeiro ministro para analisar e propor medidas de solução, em relação ao sector da energia, particularmente da Empresa de Electricdade e Águas da Guiné-Bissau(EAGB).

Uma fonte da EAGB revelou a ANG que recentemente 300 trabalhadores foram admitidos na empresa.ANG/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário