sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022


Política
/JAAC considera de “ilegal e humilhação pública” medida de coação aplicada ao líder do PAIGC 

Bissau, 25 Fev 22 (ANG) – A Juventude Africana Amilcar Cabral (JAAC),considerou hoje de “ilegal e humilhante” a medida de coação aplicada pelo Ministério Público ao líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira e diz que a medida representa uma tentativa de silenciar um deputado da nação e presidente do maior partido guineense.

O Secretário-geral da JAAC, braço juvenil do PAIGC, falava numa conferência de imprensa , em reação à  proibição de sair do país aplicada ao Presidente dos libertadores, uma decisão do Ministério Público, anunciado recentemente.

“Tendo em conta a situação de profunda instabilidade política, associada as sucessivas ondas de ataques dirigidas ao povo e ao PAIGC, nomeadamente o assalto à Rádio Capital, a suposta tentativa do Golpe de Estado de 1 de Fevereiro  e a vã tentativa de silenciar o seu líder não podiamos ficar indiferentes”, disse  Dionísio Pereira.

O Secretário-geral da JAAC disse que não compactuam com a instrumentalização do Ministério Público sob auspício do Procurador-Geral da República, assistido por alguns magistrados e sob a agenda presidencial, bem como o impedimento da realização do X Congresso do Partido com um decreto de Estado de alerta que diz ser “injustificável”.

O politico exigiu respeito a imunidade parlamentar do deputado Domingos Simões Pereira, respeito à ordem democrática no país, tendo exortado ao Ministério Público a cumprir  as regras que gerem  os processos, a constituição do suspeito .

Ainda exigiu que seja denunciada o que diz ser “estratégia  do Alto Comissário para Covid-19 de propostar, de novo, o estado de Alerta, com o único objectivo de impedir a realização do Congresso do PAIGC.

O Secretariado do Conselho Central da JAAC convocou para o próximo dia 05 de março  numa marcha pacifica de manifestação contra aquilo que chamou de “regime ditatorial” em curso na Guiné-Bissau.

Para  Dionísio Pereira não se trata de uma  manifestação  do PAIGC ou da JAAC, mas de todos os cidadãos comprometidos com a causa da segurança, justiça e bem nacional.

Após a conferência de Imprensa os jovens do PAIGC fizeram uma visita de solidariedade ao Domingos Simões Pereira em sua redidência, sita no bairro de Luanda, em Bissau.ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário