quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022


Matadouro Municipal
/Exator preocupado com venda de carne imprópria para consumo humano nos mercados

Bissau, 09 Fev 22 (ANG) – O exactor do Matadouro Municipal de Bissau pediu hoje a Câmara Municipal de Bissau(CMB) para reforçar o controlo da carne de gado que é vendida nos mercados.

Danilson Vitor Fernandes falava esta quarta-feira à ANG sobre o tratamento de carnes, antes de echegar aos mercados, cujos gados são abatidos  no Matadouro.

Explicou que muitas vezes são apreendidos carnes em condições inapropriados e aos infratores são aplicadas as multas mas que mesmo assim abates clandestinos ainda são praticados.

Disse que as pessoas não estão preocupadas com a saúde dos outros por isso fazem abates clandestinos pensando somente em ganhar dinheiro.

ʺEstamos abertos e contamos com a colaboração da comunicação social e de todos os populares para nos ajudarem fazendo as denuncias de abates que acontecem clandestinamente nas comunidades”, disse.

Segundo Fernandes, o serviço de Matadouro abastece o mercado com carnes para o consumo público, mas não tem controlo sobre toda a carne que ali é vendida, porque  algumas carnes vendidas no mercado resultam de abates clandestinos, e sem controlo sanitário.

Acrecentou contudo que é dificil controlar os abates que acontecem porque na maioria das vezes são feitos à noite, altura em que o serviço de Policia Municipal não funciona .

 “As carnes entram nos mercados sem carimbo da veterinária e mesmo assim, são consumidas pela população sem fazer denúncias, e que não é nada bom para as suas saúde”, disse o exator do Matadouro Municial de Bissau.

Vítor Fernandes  disse que  o Matadouro está aberto para quem quiser fazer abate,  e diz  que o preço estipulado para abate é muito insignificante e barato, ou seja: para cada vaca é de 1.700 francose  cabra 500 francos cfa.

Assegurou  que o Matadouro  dispõe de água e médicos suficientes e disponivel para tratar a carne muito bem.

ʺAntes de ser abatidos as vacas, o espaço é lavado e desenfentado. Depois de abates e antes de a carne ser levada  ao mercado é inspecionada por um médico viternário”, afirmou. ANG/MI/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário