quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Atentado/Comentador político Rui Landim denuncia ataque contra  sua residência em Bissau

Bissau,09 Fev 22(ANG) – O analista político Rui Landim denunciou à DW que a sua casa foi alvo de ataque armado na noite de terça-feira (08.02), perpetrado por grupo de homens armados que dispararam contra o portão e lançaram gás lacrimogéneo dentro da casa.

"Estou dentro [da casa] só com as crianças. Estão lá fora a disparar contra o portão. Lançaram gás lacrimogéneo dentro do quarto da minha neta, que está sufocada. Apenas estou com as crianças cá em casa. Os vizinhos dizem para não sair porque há uma viatura cheia de homens armados lá fora", relatou à DW o politólogo guineense em situação de afiliação.

Rui Landim disse que o grupo de homens com uniformes da Polícia de Intervenção Rápida (PIR) forçou a entrada na sua residência, mas não conseguiu derrubar o muro da vedação. 

"Insistiram mas não conseguiram devido à intervenção dos vizinhos. Mas há informações de que estão nas imediações à espera do 'calar da noite' para voltarem. As crianças estão em pânico e a chorar", descrevera Rui Landim, que é também comentador permanente da Rádio Capital FM, atacada na segunda-feira passada.

Rui Landim disse não tinha dúvidas de que o ataque tem a ver com os comentários que tem feito na Capital FM  sobre a situação política da Guiné-Bissau, no  programa radiofónico, emitido às segundas-feiras,e denominado "Pontos nos Ís".

"Lamento que o país tenha chegado a esse nível. Em que se instalou no país um sistema de terror, com insegurança generalizada. É um clima de terror o que se vive", concluiu Landim que teme pela vida e pediu a intervenção da Comunidade Internacional. 

Ainda segundo a DW, o jurista Luís Vaz Martins, outro comentador da Capital FM foi alvo de ataque, mas fontes confirmam que saiu ileso da sua residência. ANG/DW

 

Sem comentários:

Enviar um comentário