quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

  Desporto/“Não é ético nem justa a reivindicação dos clubes”, diz  Dembo Sissé 

Bissau,09 Fev 22(ANG) – O Presidente da Liga Guineense de Clubes de Futebol disse que está fora de hipótese a anulação das provas nacionais de futebol desta temporada.

Dembo Sissé deu estas garantias à Rádio Jovem, no programa Noite Jovem, Rubrica Rádio Futebol, onde falou das dúvidas sobre o início do campeonato nacional e da reivindicação dos clubes.

“Não é justa a reivindicação dos clubes. Eles começaram a reivindicar a poucas horas do início do campeonato, isso é inadmissível numa instituição organizada como a Liga de Clubes de Futebol da Guiné-Bissau”, disse Dembo.

Sobre a ausência de oito equipas na jornada inaugural, Dembo deixou claro que não haverá repetição de nenhum jogo por falta de comparência de qualquer que seja equipa, e avisa que  quem tiver duas faltas de comparência está automaticamente despromovido à segunda divisão.

 “Há regulamento do campeonato nacional da primeira divisão, a Guines-Liga, e as equipas já têm conhecimento do mesmo e da exceção que cobre os recém-promovidos, na última época desportiva. Mas se houver uma proposta quanto ao regulamento vamos discutir e no fim poderemos alterar algo, de acordo com as necessidades e interesses dos clubes, mas não de um grupinho”, afirma.

Em relação às premiações, Dembo Sissé disse que as mesmas são da responsabilidade da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, não da Liga de Clubes.

O campeonato cacional de futebol da primeira divisão da Guiné-Bissau, época desportiva 2021/2022, arrancou no último-fim-semana, apenas com a realização de três das oito partidas agendadas pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF).

As restantes partidas da competição não foram realizadas na sequência do boicote de alguns clubes que estão a exigir a realização do congresso antes do arranque do campeonato nacional.

Para além da realização do congresso para definir o regulamento para a nona época desportiva da prova, os clubes que boicotaram o início do campeonato nacional terão alegado que desde que a LGCF assumiu a realização da prova não se reuniu com os associados para lhes informar do contrato rubricado com a Federação de Futebol do país (FFGB).

No último fim de semana, a LGCF tinha agendado oito partidas, somente três jogos foram realizadas. Na sexta-feira, o Flamengo de Pefine empatou a zero golos com o Atlético de Bissorã, no estádio Lino Correia, em Bissau.

Em Bafatá, a equipa local recebeu no sábado a visita do FC Cupelum, um dos reivindicadores, empatando também a zero golos no Estádio da Rocha. Na segunda-feira, 7 de Fevereiro, no Estádio Lino Correia, Cuntum FC, outro clube que está a exigir a realização do congresso, recebeu e venceu o FC Binar por 1 a 0.

Os clubes que estão a exigir a realização do congresso são: os Balantas de Mansoa, os Portos de Bissau, a UDIB, o FC Cupelum, Cuntum FC, os Arados de Nhacra, Sonaco e Cacine.ANG/R.Jovem

 

Sem comentários:

Enviar um comentário