segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Saúde/Centro de Reabilitação e de Desenvolvimento da Criança(CRDC) regista  186 atendimentos  entre 2020 e 2021

Bissau, 21 de Fev 22(ANG) – O  Centro de Reabilitação e de Desenvolvimento da Criança (CRDC), sito no Bairro de Chão de Papel/Varela já atendeu 186 crianças com perturbações de neurodesenvolvimento, paralisia celebral,  microcefalia, hidorcefalia entre outras doenças,  desde o seu início de actividade em 2020 até ao final de 2021.

Em entrevista exclusiva à ANG, a diretora do  CRDC, Filipa Gonçalves disse que a sua instituição tem como objectivo atender, prioritariamente, crianças de 0 à 18 anos de idade, mas também jovens com a trissomia 21 e situações neurológicas, genéticas e outros.

Segundo Filipa, dos 186 casos atendidos seis tiveram alta técnica, 10 saíram do programa por situações familiares, ( mudança de residência ou evacuadas para outro país por questões médicas) 23 saíram por falta de assiduidade e 11 faleceram. 

Revelou que o  Centro é financiado em mais de 53 por cento pelos projetos da associação  de  Ayuda, Intercambio y Desarrolo(AIDA),uma ONG espanhola, e 14 por cento  com fundos próprios da AIDA,  através da sua rede de livrarias solidárias e  um valor monetário de 32.7000 Euros, correspondete a   33 por cento  pela fundação Espanhola Infância Solidária.

“Só em 2021, o Centro gastou 100 mil Euros nas despesas, incluindo as rúbricas orçamentais destinadas a cobrir recursos humanos de 12 pessoas, com aqusição de medicamentos para crianças, equipamentos e ajudas técnicas, apoio a iniciativas de micronegócio para famílias sem recursos, funcionamento da casa de passagem, apoio alimentar, escolarização das crianças com alterações do neurodesenvolvimento, combustível e manutenção da  ambulância, água, luz, materiais de escritório e limpeza,” enúmerou.

Gonçalves garantiu que foram apoiadas 20 famílias em micronegócio apresentas e desenvolvidas, foram matriculadas crianças, sete mães foram acolhidas com filhos na casa de passagem, realizadas 52 visitas domiciliárias, e 35 famílias receberam apoio material, alimentar e de outros bens da primeira necessidade.

Dissse que o Programa de desenvolvimento integral de crianças com alterações de desenvolvimento também promove formação, capacitação e educação das famílias, dos técnicos, da escolarização das crianças e a escola de reabilitação.

Acrescentou que o Centro possui  diferentes departamentos de atendimento  nomeadamente avaliação, intervenção e acompanhamento em equipa com valências multidisciplinares, médica, neuropsicologia, fisioterapia, linguagem, serviço social, e aconselhamento familiar.


Afirmou que, por enquanto, o Centro só faz atendimento de casos dos que residem em Bissau ou nas áreas limítrofes, dada a necessidade de assiduidade nos tratamentos. Disse que contudo, os residentes fora desta área têm sido atendidos de acordo com as caractéristicas clínicas e sociais que apresentam.

Filipa Gonçalves lamentou o facto de a Guiné-Bissau não dispor  de meios complementares de  diagnósticos essenciais, tais  como os de electroencefalograma(aparelho de diagnóstico  da epilepsia).

O Centro tem funcionado  com um médico, três  fisoterapeutas,duas técnicas de terapia de fala, um funcionário de armazém, duas  educadoras, três  assistentes sociais, um  servente e  um guarda. E situa-se ao lado da Escola Amizade Guiné-Bissau/Suécia, vulgo escola de Peré, no bairro de Chão de Papel/Varela,em Bissau.ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário