quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Política /Domingos Simões Pereira diz que sua vida e das pessoas ao seu redor estão em risco

Bissau, 24 Fev 22 (ANG) – O líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira  disse que a sua vida está em risco, assim como a de muitas pessoas ao seu redor.

Domingos Simões Pereira  falava  hoje aos jornalistas, em conferência  imprensa,em reação ao Despacho do Ministerio Publico que o impede de viajar, qualificando o mesmo de uma “aberração jurídica”.

“Por exemplo sinto que a minha vida está em risco assim como de muitas pessoas ao meu redor. Qualifico o Despacho do Ministério Público, que me  impede de viajar, de uma aberração jurídica”, disse.

O líder dos libertadores sublinhhou que, a aberração de que estão a falar hoje, assim como a montanha de violações que se têm vindo a produzir, em que, agora, a lei, a Constituição e os tribunais foram substituidos por “ordens superioes”, em que o “ Sissoco a partir do conforto do seu Palácio pode chamar a qualquer entidade e ordenar o que pretender, só é possivel, porque tem e conta com a cobertura militar.

Chamou à atenção ao Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas de que pode estar a ser usado e que, amanhã, será quem terá de responder por tudo o que acontecer..

Domingos Simões Pereira disse que fez questão de denunciar essa situação à comunidade Internacional, não para pedir qualquer proteção, mas para a responsabilizar, a começar por António Guterres, o Presidente em exercício da CEDEAO, da CPLP, da União Europeia e de outros países, afirmando que todos estão informados e avisados.

Adiantou que, se algo lhe acontecer, têm de responsabilizar ao Umaro Sissoco Embaló.

Segundo Simões Pereira, o principal responsável por essa situação é o Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas Biaguê Na Ntan.

 “A dado passo do seu percurso decidiu se enveredar por outros caminhos, que se têm traduzido numa oposição ferrenha ao nosso partido”, salientou Domingos Simões Pereira.

Disse que há 40 anos a imagem do Biaguê Na NTan  é de um homem reputo e integro e sempre ao lado da verdade e da legalidade.

Disse que, ele Domingos Simões Pereira continua a ser  a mesma pessoa e que a violencia não faz parte das suas opções de vida e muito menos os golpes de Estado.

Quanto ao golpe, o líder do PAIGC  disse esperar de Biaguê Na Ntan exija um inquêrito rigoroso, sério,  isento e competente sobre o ocorrido.

Em vez disso, segundo Domingos Simões Pereira, ouviu-se ordens de prisão de pessoas, violação de casas sem mandado judicial, acusações políticas transformadas em sentenças para  cumpimento imediato.

Simões Pereira pergunta ao Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, se está de acordo com a venda do petróleo do país sem consentimento do povo guineense e se se pode vender ilhas ou alugar o território para guerra.

Antes de presidir essa conferência de imprensa, o líder do PAIGC enfrentou um cordão policial que, alegadamente, tentou impedi-lo de entrar na sede do partido, em Bissau.

A pressão do prupo de militantes e dirigentes do partido que o acompanhara de sua viatura  para a sede acabou por ser determinante para a permissão de sua passagem.ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário