segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022


Pescas
/”A fiscalização marítima constitui prioridade das prioridades do sector pesqueiro”, diz Maurício Sanca

Bissau,28 Fev 22(ANG) – O secretário-geral do Ministério das Pescas declarou hoje  que os actuais responsáveis a instituição elegeram a fiscalização marítima como prioridade das prioridades do sector pesqueiro.

Maurício Sanca que falava  na cerimónia de abertura do seminário de formação destinado aos observadores marítimos frisou, a título de exemplo, que aquando dos preparativos para o fecho do mar deram maior atenção ao Serviço Nacional de Fiscalização e Controlo de Actividades de Pescas(Fiscap).

“Nomeadamente, dotamos esta instituição de quatro novas viaturas para assegurar o processo de controlo e fiscalização do período do controlo biológico”, salientou.

Maurício Sanca sublinhou que mesmo ao nível de alocação de fundos da União Europeia  deram uma atenção especial ao Fiscap, porque foi lhe atribuído maior bolo do que as restantes Direcções Gerais.

Disse que têm a consciência clara de que sem a Fiscap, não há o Ministério das Pescas e nem peixes, acrescentando que, por isso, vão, na medida do possível, procurar meios, tanto internos como externos, junto de parceiros, de forma a redimensionar a intervenção da Fiscap.

Aquele responsável disse que a referida formação é importante no sentido de permitir uma troca de experiências inegável da parte dos formadores e os formandos.

Por sua vez, o Director Técnico Operativo do Fiscap, Braima Baldé disse que a realização do seminário de capacitação dos observadores de pescas, consolida todo o trabalho desenvolvido até aqui, na busca de melhorar o desempenho daquela instituição.

Declarou que o maior desafio de todos os funcionários da Fiscap, é de torná-la mais dinâmica, buscando conferir a celeridade nas actividades de fiscalização das actividades de pescas, priorizando a garantia na recolha de dados fiáveis e credíveis.

Braima Baldé destacou que está-se na era das novas tecnologias de informação e comunicação onde as novas demandas não faltam, pelo que urge dominar a implementação do novo Sistema de Relatórios Electrónicos, que oferecem maior credibilidade na recolha de dados das capturas à bordo, e a possibilidade, num futuro próximo, de  implementação da Total das Capturas Admissível(TAC).

O curso com a duração de dois meses, visa dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos e desenvolver  competências e capacidades para a execução do trabalho do observador de pesca a bordo de navios licenciados.

Durante o seminário os formandos serão capacitados de conhecimentos sobre  Procedimento do Observador, Ocorrência e Relatório, Navegação Marítima, Comunicação e Controlo dos Navios de Pesca por Via Satélite, Segurança e Legislação Marítima entre outros.ANG/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário