quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Ensino/Administrador da Escola “Amizade Guiné-Bissau/Suécia”  pede apoios para  restauração deste estabelecimento

Bissau, 16 Fev 22 (ANG) – O Administrador da Escola “Amizade Guiné-Bissau Suécia” vulgo Peré, lamentou hoje as dificuldades que aquela instituição educativa enfrenta, tendo pedido apoios e mais atenção por parte, sobretudo do Ministério da Educação, pais e encarregados de educação e de moradores.

Eusébio Mendes, numa entrevista exclusiva à ANG, sobre a situação da escola e dos planos para o seu melhoramento,disse que, apesar da escola já ter iniciado  o presente ano lectivo, em Outubro, por ser uma entidade com gestão participativa, as dificuldades são enormes, e vão desde a electricidade que não chegam as turmas impossibilitando o funcionamento de curso noturno até a falta de equipamentos  para gabinete do diretcor. .

Mendes, antigo director da instituição e que agora ocupa o cargo de administrador salientou que estão a trabalhar numa situação précaria, tendo pedido apoio para que a Escola Peré volte a ser o que era nos anos 70, tendo lamentado o término da cooperação com a Suécia.

Aquele responsável frisou  que as deligências estão em curso por parte da instituição e que os parceiros diligenciam para que a parceria com os suecos possa voltar a funcionar.

Perguntado sobre as diligências que estão a fazer para ultrapassar as dificuldades existentes, Mendes disse que está em curso a elaboração de projecto para entregar aos parceiros, tendo lamentado que, por falta de fundos para pagamento de despacho de  cargas, a escola perdeu um apoio de Inglaterra que doou  materias para a  reabilitação total da escola.

Eusébio Mendes disse que a escola não tem segurança, pelo que fica a mercé dos malfeitores, principalmente, no periodo da noite.

Para a semana, segundo Mendes, a escola pode ficar  sem giz uma vez que só restou o stock de um pacote.

 A Escola Amizade Guiné-Bissau Suécia leciona de 1º à 9 º ano de escolaridade e, segundo o administrador, como sendo uma escola de administração partilhada, não tem greves por isso, sempre tem números de alunos consideravéis, e também por ser uma escola situada no meio do bairro de Chão de Papel/Varela.

A escola Amizade Guiné-Bissau/Suécia iniciou o seu funcionamento em 1976 lecionando o 5ª classe.ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário