segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Ucrânia/Joe Biden e Vladimir Putin discutem crise russo-ucraniana ao telefone

Bissau, 14 Fev 22 (ANG) - A escalada de tensão entre a Ucrânia e a Rússia não pára de aumentar e os líderes europeus tentam a todo o custo apaziguar o conflito.

Emmanuel Macron já falou com Vladimir Putin e no sábado foi a vez de Joe Biden conversar com o homólogo russo.

Numa conversa telefónica que durou pouco mais de 1 hora, Joe Biden, presidente americano e o homólogo Vladimir Putin discutiram a crise russo-ucraniana.

O chefe de Estado americano mostrou-se aberto à resolução do conflito pela via diplomática, mas avisou o Presidente russo de que existirão "custos severos e rápidos", caso Moscovo invada o país vizinho. Joe Biden defendeu que uma invasão traria um "sofrimento humano considerável" e "enfraqueceria a posição da Rússia".

Este posicionamento acontece um dia depois dos Estados Unidos da América e de vários outros países terem pedido aos seus cidadãos para abandonarem Kiev devido a um risco iminente de invasão. No mesmo dia, a Ucrânia afirmou que a Rússia já tem forças suficientes para invadir o país.

A Rússia nega estas acusações e voltou a falar em "histeria da Casa Branca", defendendo que os "anglo-saxónicos" querem "guerra a todo o custo". Apesar de não chegarem a um entendimento formal sobre este conflito, ambos concordaram manter o diálogo.

A Ucrânia também se pronunciou este sábado sobre o conflito e pediu que se mantenha a calma, uma vez que diz acreditar em Moscovo, salientando "estar tudo sob controlo". ANG/RFI


Sem comentários:

Enviar um comentário