terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Tentativa de golpe de Estado/Embaixador da República Popular da China efectua visita de solidariedade ao ministro da Defesa

Bissau, 22 Fev 22(ANG) - O Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Popular da China na Guiné-Bissau, visitou , segunda-feira, ao ministro da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria, Sandji Fati, em jeito de solidariedade para com o ministro, devido  os acontecimentos de 01 de Fevereiro.

Em declarações à imprensa, Gu Ce disse que o   objetivo do encontro foi de apresentar a preocupação do seu país sobre o trágico acontecimento de 1 de fevereiro deste ano, bem como solidarizar-se com o Estado guineense e o povo em geral.

O diplomata chinês condenou com  “veemência” qualquer tipo de subversão à Ordem Constitucional na Guiné-Bissau e nos países da subregião, frisando que, tal ato, mina a paz social, estabilidade e o desenvolvimento almejado por todos.

 Na ocasião, Gu Ce apresentou as suas  condolências às famílias enlutadas, em particular,  ao Ministro  Fati que perdeu seu motorista oficial naquele “ato ignóbil”.

 Guo Ce garantiu ao ministro que ,a breve trecho, chegará ao país o  apoio da China à Guiné-Bissau, para o Ministério da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria em materiais administrativos e outros equipamentos que garantam a eficiência e a eficácia do serviço desta instituição.

O ministro da Defesa Sandji Fati não escondeu a sua satisfação com o gesto de solidariedade do embaixador e do seu país, e assegurou ao diplomata que o processo de investigação sobre o referido atentado está a decorrer nos seus trâmites legais nos órgãos competentes, e que os autores materiais e morais serão traduzidos à justiça e condenados.

O ministro transmitiu a  Guo Ce a vontade da Guiné-Bissau de  continuar a trabalhar, em parceria com a República Popular da China na edificação da paz e o desenvolvimento no país.ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário