quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Política/PAIGC condena  operações de buscas de armas e revistas nas casas das pessoas levadas a cabo pelas autoridades militares

Bissau, 16 Fev 22 (ANG) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), condenou, segunda-feira, as operações de buscas e revistas que diz ser “abusivas” nas casas das pessoas, desencadeadas pelas autoridade militares e paramilitares no âmbito de uma alegada campanha de apreensão de armas e de descoberta dos implicados na tentativa de golpe de Estado de 01 de Fevereiro.

Em comunicado à imprensa, produzido pelo Secretariado Nacional do partido, à que a Agência de Notícias da Guiné (ANG) teve hoje acesso, o PAIGC critica que as denuncias sobre essas operações  ocorrerem num contexto em que mais uma vez, o Regime viola flagrantemente os direitos dos cidadãos consagrados nas Leis da República.

“Neste caso em concreto, o direito a privacidade e inviolabilidade de domicílio. Consta que as aludidas operações são feitas sem uma notificação prévia, e além de serem realizadas em horários impróprios, com todos os inconvenientes”, lê-se no comunicado.

Diz o partido liderado por Domingos Simões Pereira que as respectivas buscas e revistas perpetuadas pelo “actual Regime” são coincidentes com a vaga de detenções, intimidações e perseguições, num cenário que se assemelha ao “Estado de sítio ou de terror”.

Acrescenta que  o PAIGC tem sido um dos alvos da “saga de violências físicas e psicológica”,  com o bloqueio do recinto que dá acesso a alçada principal da Sede do Partido.

O partido denuncia mo comunicado  que alguns dirigentes e militantes  estão a ser coagidos e violentados  de forma selectiva.

Sem indicar os nomes ou o número, o PAIGC diz ainda que seus dirigentes estão a ser objectos de  intimidações, perseguições e detenções, sem observância dos preceitos legais, e com violações a diversos níveis, incluindo os prazos e as formalidades estabelecidos por lei.

“Reiteirar as condenações do PAIGC as tentativas do Regime em tentar, a todo o custo, abstruir a realização do Xº Congresso do Partido, na base de manobras dilatórias, expressas na tomada de medidas tendenciosas, abusivas e ilegais que põem em causa o sentido abstracto das leis”, descreve o comunicado.

O partido exige  explicações do “actual Regime”, quanto ao bloqueio dos acessos de entrada à Sede do PAIGC.

AS autoridades militares e paramlitares levam a cabo operações de busca de armas nas residiências e de descoberta de eventuais implicados na tentativa de golpe de Estado, ocorrida no passado dia 01 de Fevereiro.

Notícias veiculadas nas redes sociais, ainda por confirmar, indicam que vários cidadãos militares, paramilitares e civis  se encontram encarcerrados, em Bissau, na sequência dessas buscas , a noite.NG/LLA/ÂC//SG    

Sem comentários:

Enviar um comentário