segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022


Sublevação militar
/Presidente da República exalta jornalismo enquanto  profissão nobre e não de violência

Bissau,14 Fev 22(ANG) – O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló  exaltou  o jornalismo enquanto  profissão nobre e não  de violência, que não deve ser    exercida por pessoas sem emprego e que refugiam nela para insultar os outros.

A exaltação do chefe de estado foi feita  na sexta-feira numa audiência concedida aos elementos da Confederação Nacional das organizações de Imprensa, da Associação Nacional de Músicos e dos moradores do bairro de Pluba, que foram manifestar-lhe solidariedade devidos à tentativa de golpe de Estado de 01 de Fevereiro.

“O jornalismo é uma carreira honesta, porque mesmo nas universidade por onde passamos, onde saem os médicos, pilotos e outras formações académicas é ali igualmente que saem os jornalisas”, sublinhou.

Para o chefe de Estado,  na Guiné-Bissau basta alguém não tiver o que fazer, arranja de imediato uma pequena estação de  rádio para vangloriar de repórter e analista político.

“Isso acontece somente na Guiné-Bissau. Uma pessoa que não pode fazer análise da sua própria pessoa  auto proclama-se de ser analista político. É muita pena”, lamentou Umaro Sissoco Embaló.

Acrescentou  que nos últimos tempos,  certas pessoas  queriam fazer com que a carreira jornalística perdesse a sua dignidade.

O Presidente da República disse que vai retribuir a solidaredade que lhe foi manifestada, e reafirmou  que, o que passou, de facto, no dia 01 de Fevereiro, foram  cenas muito violêntas. “Ainda antes de as vitimas forem enterradadas, apareçam  pessoas a dizer que é uma camuflagem”, criticou.

Umaro Sissoso Embaló pediu a cessação de actos característicos de uma “campanha eleitoral” que ocorrem no país,, uma vez que o Presidente da República já está eleito.

 “O poder do Presidente da República é dado por Deus, alguém pode procurá-lo de todas as formas, mas se Deus não o dá, nunca vai o conseguir”, afirmou.

À  classe de músicos, o Presidente da República agradeceu a solidariedade que lhe endereçou, tendo sublinhado   que os artistas são homens de cultura e de paz e não de violência, aliás como afirmou o vosso porta voz Luìs Mendes (Ichy).

“Se alguém me disser que, na manhã do dia 01 de Fevereiro, iríamos se deparar com a  situação ocorrida, não acreditaria. Eu, sempre digo que Nino Vieira seria o último Presidente assassinado no país”,referiu.

Umaro Sissoco Embaló salientou que se empenhou durante os dois anos de seu mandato na  restauração da imagem e dignidade da Guiné-Bissau no exterior, mas que tinha uma noção clara de que as suas diligências iriam lhe custar .

 “Só porque o Povo não nos escolheu nas urnas, seria o motivo para incentivar as pessoas inocentes para dar um golpe de Estado”, questionou.

Um grupo de homens armados atacou, no passado dia 01 de Fevereiro o Palácio do Governo, com armas pesadas e matralhadoras, numa altura em que decorria uma reunião do  Conselho de Ministros, com a presença do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, e do primeiro-ministro, Nuno Nabiam.

O ataque que durou cinco horas antes de as autoridades de segurança assumirem o controle da situação causou a morte à 11 pessoas entre civís, militares e para-mlitares.

Uma comissão interministerial chefiada pelo ministro do Interior e da ordem Pública, Botche Candé está a investigar os autores morais e materiais dessa tentativa de golpe de Estado. ANG/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário