segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Sublevação militar/Governo encoraja  comissão interministerial para prosseguir  trabalhos de investigação

Bissau, 14 Fev 22 (ANG) – O Governo manifestou a sua confiança política à comissão interministerial encorajando-a à prosseguir com os trabalhos de investigação em curso, com isenção e imparcialidde requeridas para apurar autores do ataque ao Palacio Governo, no passado dia 01 de fevereiro.

A informação consta no comunicado da primeira reunião extraordinária do Conselho dos Ministros à que a ANG teve acesso hoje, realizada dia 11 do corrente mês, após a falhada tentativa do golpe de Estado do dia 01 de fevereiro.

No comunicado, o governo reitera a sua gratidão as entidades e organismos nacionais e internacionais pela solidariedade manifestada ao Presidente da República, ao primeiro-ministro e ao governo, em decorrência dos trágicos  acontecimentos ocorridos no palácio do governo, dia 1 de Fevereiro.

Segundo o comunicado, o Governo manifesta o sentimento do luto e de pesar para com as famílias enlutadas assim como para as demais vítimas inocentes, assegurando-lhes todo apoio  necessário.

 No capitulo das informações, destacam-se, do ministro do Estado do Interior e da Ordem Pública, nas vestes de Presidente da  comissão interministerial, instituída pelo despacho do primeiro-ministro, incidindo sobre as investigações em curso sobre a tentativa do golpe de Estado e que já se encontram em fase avançada, não obstante faltarem alguns  elementos, ainda por coletar, para a sua conclusão.

Do ministro da Defesa e dos Combatentes da Liberdade da Pátria, sobre o quadro de investigação  igualmente em curso no seio das Forças Armadas para o devido apuramento dos fatos relacionados com a tentativa de golpe de Estado.

Da ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades sobre as resoluções saídas ns cimeira extraordinária da CEDEAO e dos chefes de Estado e do governo da União Afrivana, que foram unânimes quer na condenação da tentativa de golpe de Estado, quer na adoção de medidas de apoio à estabilização da República da Guiné-Bissau na luta contra o tráfico de droga, ao crime organizado transnacional e quaisquer atos terroristas.

No capítulo das nomeações, o Conselho dos Ministros deu a sua anuência que por despacho do primeiro-ministro se efetuar o movimentação do pessoal da Administração Pública.

Em consequência, Alfredo Malú foi nomeado  Diretor-geral da Pesca Industrial. Malú fora exonerado recentemente das funçôes de Secretário de Estado da Ordem Pública.ANG/MI/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário