segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Política/Comissão Permanente do PAIGC propõe adiamento do X Congresso do partido para Março próximo

Bissau,14 Fev 22(ASNG) – A Comissão Permanente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC), propõe ao Comité Central do partido, entidade competente para o efeito, a convocação do seu X Congresso para os dias 10, 11, 12 e 13 de Março do ano em curso.

De acordo com o comunicado da Comissão Permanente do PAIGC, enviado hoje à ANG, a decisão foi tomada na reunião deste órgão dos libertadores, realizada no passado dia 12 do corrente mês, sob a presidência do líder do partido, Domingos Simões Pereira.

Na comunicado, a Comissão Permanente do PAIGC, declarou que  acata as medidfas restritivas impostas pelo estado de Alerta contra a pandemia da Covid-19 e adia a data de realização do X Congresso do partido.

Este órgão restrito do PAIGC condenou o que considera ser uma intromissão indevida da Presdência da República e do Governo nos assuntos internos do PAIGC através de “manobras encapotadas” para dificultar a realização de X Congresso .

Condenou a acção “irresponsável” do cidadão Bolom Conté que, sem pertencer as estruturas do partido e sem ter participado nas Assembleias de Base, interpós uma providênca cautelar que perturbou o normal desenrolar das Conferências preparatórias do X  Congresso.

O Comissão Pemanente do PAIGC encoraja a Comissão Nacional  Preparatória a reforçar o seu  dinamismo na organização do X Congresso , alertando-a para a necessidade de serem criadas as condições que garantam o distanciamento regulamentar, a higienização e o uso das máscaras individuais, assim como a vacinação de todos os delegados ao Congresso.

O Comité Central do PASIGC havia marcado a realização do X Congresso para os dias 17 à 20 do corrente mês , mas um decreto presidencial instaurou, no quadro de combate a pandemia da Covid-19, o “estado de Alerta” no país, que proíbe, entre outras, actividades partidárias que implicam a aglomeração de muita gente em recintos fechados.ANG/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário