quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Forças Armadas/EMGFA confirma que Biaguê Na Ntan não morreu e se encontra em tratamento médico em Espanha

Bissau,10 Fev 22(ANG) – O Estado-maior General das Forças Armadas(EMGFA), confirmou quarta-feira que Biaguê Na Ntan, o chefe das Forças Armadas guineenses não morreu e que  se  encontra em tratamento médico em Espanha.

Algumas fontes divulgaram nas redes sociais que  Na Ntan,  terá falecido em Espanha.

De acordo com uma nota à imprensa enviada  à ANG, o EMGFA desmentiu igualmente as informações portas à circular nas redes sociais, segundo as quais Sandji Fati, actual ministro da Defesa e dos Combatentes da Liberdade da Pátria, foi nomeado novo Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas.

“Para quem realmente acompanhe as actividades da classe castrense e conhece perfeitamente a legislação militar, saberá que a dita nomeação é incompatível por dois factores fundamentais: a primeira, a lei define que por motivo de doença ou ausência do CEMGFA, é o Vice que assume interinamente as suas funções”, refere a Nota.

O segundo motivo, indica a Nota, o Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas é nomeado segundo as normas estabelecidas na lei Orgânica de Base das Forças Armadas.

“Existe uma inequivo
ca incompatibilidade de escolher uma figura política para ocupar, interinamente, a função de caracter operacional”, lê-se no comunicado militar.

Nas redes sociais circulam informações  de que Sandji Fati teria sido nomeado por Decreto Presidencial número 5/2022, de 08 de Fevereiro, para exercer, interinamente, as funções do Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas, por motivo de falecimento de Biaguê Na NtanANG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário