terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Rússia/Putin mobiliza Exército para “manutenção da paz” nos territórios separatistas

Bissau, 22 Fev 22 (ANG) - O Presidente da Rússia ordenou a mobilização do Exército russo para “manutenção da paz” nos territórios separatistas pró-russos no leste da Ucrânia, que reconheceu como independentes.

A ONU condena decisão de Vladimir Putin de enviar tropas para leste da Ucrânia.

Vladimir Putin anunciou que a Federação Russa reconhece a independência dos territórios separatistas no Donbass. “Um decreto nesse sentido será assinado em breve”, disse o Kremlin pouco antes de tomar a palavra.

Os dois decretos do Presidente russo pedem ao ministério da Defesa que as forças armadas da Rússia assumam “funções de manutenção da paz no território” das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk.

Os documentos estabelecem “as obrigações das partes de garantir assistência mútua se uma das partes for alvo de um ataque" e "prevêem a proteção conjunta" das fronteiras. Os acordos de amizade e ajuda mútua devem ser aprovados esta terça-feira pelo Parlamento russo.

Num discurso à nação, o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky qualificou os actos da Rússia como “uma violação da soberania e integridade territorial”, assegurando que Kiev não vai ceder.

Os membros ocidentais do Conselho de Segurança da ONU convocaram uma reunião de emergência durante a noite de segunda-feira, condenando a decisão de Vladimir Putin de enviar tropas para leste da Ucrânia.

A subsecretária-geral da ONU para Assuntos Políticos, Rosemary DiCarlo, “lamentou fortemente” a decisão da Rússia. “As próximas horas e dias serão críticos. O risco de um grande conflito é real e deve ser evitado a todo custo”.

Os Estados Unidos vão “avaliar” os próximos movimentos militares da Rússia antes de adoptar quaisquer novas medidas de retaliação contra Moscovo.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, condenou a decisão do seu homólogo russo, Vladimir Putin, de reconhecer a independência das regiões separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia e pediu “sanções europeias contra Moscovo.

Também o chefe do Governo britânico revelou ao Presidente ucraniano que está a analisar o envio de mais apoio defensivo, a pedido de Kiev. O gabinete britânico para situações de crise reúne-se esta manhã para discutir os últimos desenvolvimentos da crise ucraniana e decidir um pacote significativo de sanções” contra a Rússia a ser aplicado imediatamente.ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário