sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

             Covid-19/Seis países africanos vão produzir vacinas mRNA

Bissau, 18 Fev 22 (ANG) - O Egipto, Quénia, Nigéria, Senegal, África do Sul e Tunísia são os primeiros seis países africanos a receber a tecnologia necessária para produzirem vacinas mRNA.

O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo director-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, no último dia da cimeira União Europeia/União Africana.

África do Sul, Egito, Quénia, Nigéria, Senegal e Tunísia foram escolhidos pela Organização Mundial da Saúde para permitir que o continente africano, que teve acesso restrito às vacinas anti-Covid, faça suas próprias vacinas para combater a pandemia de coronavírus e outras doenças.

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, defendeu o levantamento dos direitos de propriedade intelectual para as vacinas contra a COVID-19, para que o continente africano possa começar a produzir as suas vacinas.

Emmnuel Macron respondeu, reiterando que o levantamento dos direitos de propriedade intelectual para as vacinas contra a COVID-19, "não deve ser vista como a única solução para a produção e distribuição de vacinas onde elas são precisas".

Apenas 11% da população africana está vacinada, em comparação com 60% a 70% das pessoas de outros continentes.

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, afirmou que África deve aumentar o seu nível de vacinação “que é ainda muito baixo”.ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário