quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Obituário/Secretariado Nacional do PAIGC endereça condolências à família do  combatente  Augusto Gomes Tavares

Bissau, 17 Fev 22(ANG) – O Secretariado Nacional do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC) e o Presidente do Partido,  endereçaram condolências à família do malogrado combatente da liberdade da pátria, Augusto Gomes Tavares, vulgo “Augusto Duanhe” que faleceu no dia 10 do mês em curso em Portugal vítima de doença.

Em nota de condolência à que a ANG teve acesso, Augusto Duanhe era um dos destacados militantes no sul do país, concretamente na região de Tombali, tendo aderido ao PAIGC e posteriormente a luta armada, após um trabalho notável como activista na clandestinidade e foi um dos homens de confiança dos camaradas Amílcar Lopes Cabral e João Bernardo(Nino) Vieira.

“Com início da Luta Armada e consequente reconquista de partes do território, denominado zonas libertadas, o malogrado foi designado para as funções de encarregado dos Armazéns do Povo, na ilha de N´fanda, em Catabam  e na secção de Cabuxanque, no sector de Bedanda, Sul do país”, lê-se na nota dos libertadores.

Acrescenta  que, com a proclamação da independência em 1973, o camarada Augusto Duanhe , já com o estatuto de responsável nas estruturas do PAIGC na região de Tombali, foi nomeado presidente do Comité de Estado do sector de Komo, região de Tombali, tendo sido pouco tempo depois eleito membro do Comité Central.

O falecido era viúvo e pai de 10 filhos, nascido no dia 12 de Março de 1940 na tabanca de Orango, secção de Bocana, região de Tombali, Sul do país e faleceu aos 82 anos de idade.

O Secretariado Nacional do PAIGC informa que a cerimónia  póstuma de homenagem ao camarada Augusto Duanhe realiza-se hoje na sede do p
artido, em Bissau.ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário