sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022


Roubos de gado
/ Presidente da  LGDH exorta autoridades  policiais a pôr fim a prática 

Bissau,25 Fev 22 (ANG) – O Presidente da  Liga Guineense dos Humanos exortou hoje as autoridades  policiais a pôr fim, o mais rápido possível, à prática  de roubo de gado, no país.

Augusto Mário da Silva falava aos jornalistas após a saída de um encontro com o Secretário de Estado da Ordem Publica, na sequência do roubo de gado no sector de pecixe, sector de  Canchungo, região de Cacheu.

Disse ser um problema   nacional que preocupa todos os cidadões nacionais, por ser uma questão fraturante que pode pôr em causa a sã convivência dentro  e fora da comunidade.

“Nós não podemos  ficar diferente com o drama que a população  está  a viver no que toca com roubos de gados. Por isso, procuraramos autoridades competentes para lhes transmitir as nossas inquietações  perante esta realidade e ao mesmo tempo saber o que está a ser feito para diminuir a prática”, afirmou.

Instado a falar da resposta do Secretario de Estado  da Ordem Pública sobre assunto, disse  ter recebido informações sobre as medidas que estão a ser adoptadas para ajudar a população a proteger os seus bens e suas  próprias vidas, que em muitas ocasiões são postas  em risco.

Quanto as medidas a serem adoptadas pela Secretaria de Estado da Ordem Publica, Mário da Silva revelou que, para além da criação e instalação de uma força conjunta, com a missão de patrulha no terreno, também está previsto o reforço de meios  logísticos  para permitir que os agentes policias  realizassem o trabalho de patrulhamento como deve ser.

Augusto Mário ainda exorta à todos os intervenientes no processo de  segurança a assumirem as suas responsabilidades, nomeadamente os agentes policiais, o Ministério Público e os Tribunais.

Para Augusto Mário  o roubo constante de gado  ameaça a paz social, porque afecta a convivência sã e harmoniosa que deve existir no seio das comunidades.

“Tendo uma esquadra próximo a comunidade, de certeza absoluto esta situação de roubo de gado não teria a proporção que têm hoje em dia”, disse.

Augusto Mário indicou  a falta de justiça como  factor que tem permitido   o aumento deste tipo de crime, por não responsabilização dos seus actores pela justiça.

“É preciso que sector judicial compra o seu papel para que a população se sinta que qualquer pessoa que puser em causa  o ordenamento jurídico da Guiné-Bissau sofrerá as consequências”, sublinhou.

No  decurso desta semana um jovem foi abatido a tiro por um grupo de ladrões que roubaram sete cabeças de gado, em Canchungo.ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário